Conecte-se conosco

Economia

FII: Governo Federal vai lançar fundo de investimento imobiliário ainda este ano

Terá administração privada

Publicado

em

Consultorias atualizam projeções por conta do PIB menor, moeda mais fraca, inflação e Selic em alta

O Governo Federal pretende lançar seu fundo de investimento imobiliário (FII) ainda este ano, tendo por meta até o último mês de 2021.

O FII terá em seu portfólio imóveis da União, e levará em consideração, como projeto piloto, outros fundos do mesmo porte.

O fundo terá uma gestora administrando, a ser escolhida em breve, e esta deverá aportar no FII por meio de licitação, de onde sairá a empresa que vai controlar o investimento.

Depois de criado, e já tendo uma gestora no controle, a meta estabelecida pelo governo é ter R$ 110 bilhões sob gestão até o final de 2022.

Embora o alvo pareça ousado, a União tem inúmeros imóveis que são do interesse da iniciativa privada, o que deve acelerar a entrada de investidores.

Fundo imobiliário

De qualquer maneira, a desenvoltura do FII vai depender mesmo é do apetite do mercado, pois, como se vê, anda “tropicando” por conta da instabilidade política do próprio governo.

Cabe ressaltar que iniciativas como esta são amparadas por legislação de 2015, que trata de FII de imóveis públicos federais.

Segundo o ministério da Economia, possivelmente a União vai colocar no empreendimento ativos como prédios ou terrenos avaliados em mais de R$ 500 milhões. Inclusive, a Rodoferroviária de Brasília, com mais de 400 hectares, poderá estar no FII.

A União pretende, ainda, lançar este primeiro FII com dois cotistas, sendo a própria União e o administrador privado. Já os demais fundos, que deverão ser implementados na seuqencia, poderão contar com a Caixa ou o Banco do Brasil como administradores.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS