Conecte-se conosco

Economia

Fim dos aumentos da gasolina? Rali do petróleo pode estar próximo do fim

No mês de outubro, produção global de petróleo aumentou em 1,4 milhão de barris. Projeção aponta para subida nos próximos meses.

Publicado

em

Bomba de Gasolina

Apesar do aperto sofrido pelo mercado mundial de petróleo, fator que elevou os preços para o maior nível em sete anos, o cenário parece mudar com a recuperação da produção nos Estados Unidos e em outros países. As informações são da Agência Internacional de Energia (AIE).

Leia mais: Não para! Preço do Petróleo terá novos aumentos em breve, diz ministro

Isso porque, mesmo com o aumento constante da demanda por petróleo, a oferta do produto vem apresentando sinais de recuperação. “A produção nos EUA está aumentando em linha com os preços do petróleo mais fortes”, expõe o relatório mensal da AIE.

Caso essa situação seja mantida, os consumidores sentirão um certo alívio na hora de abastecer o tanque nos postos de combustíveis, principalmente diante das consequências da inflação.

Aumento da produção global de petróleo

No mês de outubro, a produção global de petróleo aumentou em 1,4 milhão de barris, com projeção de subida também nos meses de novembro e dezembro. Isso se dá à medida que o Golfo do México vai respondo o abastecimento de suprimentos suspensos em razão do furacão Ida.

Além disso, petroleiras de gás de xisto nos EUA também disfrutam da subida dos preços para aumentar a extração. Tais barris extras são ofertados enquanto a aliança Opep+ segue repondo as exportações que foram embargadas durante a pandemia.

Joe Biden estuda liberar reserva

O presidente dos EUA, Joe Biden, prevê liberar a Reserva Estratégica de Petróleo (SPR, do inglês) logo após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e parceiros não se importarem com seu apelo para acelerar a produção.

A aliança liderada pela Arábia Saudita e Rússia argumenta que a abordagem deve ser gradual e que a demanda ainda se mantém frágil. Apesar de não recorrer à SPR, os Estados Unidos ainda seguem na frente na questão de aumento da oferta.

De acordo com previsões da AIE, a estimativa de produção de petróleo pelos EUA é de 300 mil barris por dia. Em 2022, a produção americana aumentará em 1,1 milhão de barris, o equivalente a 60% de crescimento além da Opep+.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS