Conecte-se conosco

Agronegócio

Flor astromélia: conheça essa planta maravilhosa

Confira as principais dicas para cultivo da flor e como deixá-la sempre linda.

Publicado

em

A astromélia é, sem dúvidas, uma planta que nunca passa despercebida aos olhos. Conhecida popularmente como Lírio peruano, essa espécie, com flores maravilhosas, tem importância, principalmente, ornamental, sendo muito utilizada na decoração de festas e eventos, bem como também, para harmonização de ambientes em casas e apartamentos.

Essa planta pode ser encontrada em floriculturas e viveiros, sendo usualmente empregada em arranjos para presente. Alguns supersticiosos acreditam que a astromélia simboliza a amizade duradoura. Por isso, é o presente perfeito para os amigos. E se você quer conhecer um pouquinho mais sobre essa planta linda, fique de olho nessas dicas preciosas!

Cultivo da astromélia

Essa flor pode ser cultivada em vasos e também ser plantada diretamente no jardim. Para cultivo em vaso, saiba que a atenção tem de ser redobrada. Como, de certa forma, os vasos limitam a planta, que cresce menos, as adubações, regas e podas tem de serem frequentes. O ciclo de vida das astromélias é perene, fazendo com que ela seja fácil de cultivar. Então, separe um vaso e certifique-se que o mesmo esteja furado no fundo. Posteriormente, preencha com terra rica em matéria orgânica. Aí é só colocar a muda. Para cultivo no solo, basta que você insira adubo à terra e mexa bem o substrato. Depois, insira a nova plantinha de modo que as raízes fiquem todas cobertas.

Iluminação

A astromélia, assim como a maioria das flores, precisa do sol para se desenvolver. Desse modo, não é bom deixa-la em ambientes internos, visto que, uma boa iluminação é essencial para seu ciclo de vida. O melhor período para a incidência de sol direto sobre a planta seria na parte da manhã.

Temperatura ideal

Essa espécie prefere temperatura mais amena, vez que, temperaturas muito elevadas tendem a ser prejudiciais para as sementes, bem como as temperaturas muito frias, que atrapalham consideravelmente o crescimento da planta, que não consegue sobreviver.

Rega

As regas devem ser feitas com frequência, o ideal é que se faça dia sim, dia não. Se a sua astromélia estiver dentro de vasos, pode-se aumentar o intervalo entre as regas, sempre atento, é claro, às condições do substrato, que deve permanecer levemente úmido.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS