Conecte-se conosco

Agronegócio

Frio intenso no país pode afetar plantações de milho, café e hortaliças

O frio fora de época em regiões como São Paulo e Curitiba, podem afetar e muito as plantações de hortaliças. Saiba mais!

Publicado

em

O frio intenso que o país vem enfrentando essa semana pode afetar as lavouras. Plantações de milho, hortaliças, cana-de-açúcar e café devem ser as mais afetadas. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste são as que mais são atingidas pelas temperaturas baixas e o risco de geada.

Veja também: Quais os erros mais comuns de quem tem plantas em casa?

“Vamos ver geadas intensas em um período incomum. Geralmente elas acontecem mais para frente e não atingem tantos lugares do Brasil. Estamos em uma semana bem atípica e desafiadora”, é o que diz o economista chefe da Ecoagro, Antônio da Luz.

O frio fora de época em regiões como São Paulo e Curitiba, podem afetar e muito as plantações de hortaliças, o que vai acarretar em um aumento de preço em curto prazo.

Infelizmente, não tem como prever o tamanho destas perdas, isso vai depender da quantidade de geada. Temos que torcer para perdas leves, que não afetem muito no abastecimento das regiões, mas há uma certa chance de perdas extremas nas plantações.

De acordo com o IBGE, se considerarmos os últimos 12 meses, a inflação de alimentos e bebidas ficou entre 13,47%. O valor dos alimentos está cada vez mais alto, e dependendo do clima neste inverno, pode ficar ainda mais.

“Se a geada for muito intensa, os preços devem subir fortemente. No caso do milho, se houver uma quebra de produção grande, não haveria alternativa global para o fornecimento mundial do cereal”, explica Alê Delara, sócio-diretor da Pine Agronegócios.

O pior de tudo é que a inflação sobre os alimentos continua, e não deve aliviar ante de três ou seis meses.

Outra esperança que pode salvar as plantações agora, é a chuva que ocorreu em algumas partes do país no final de semana. O solo úmido pode proteger as safras no frio, pois a perda de calor das plantas é menor. É o que explica Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS