Conecte-se conosco

Investimentos

Fundos ESG terão normas e sigla próprias para evitar ‘greenwashing’, diz jornal

Ambiental, social e de governança

Publicado

em

Selo ESG

Os fundos ESG terão normas e sigla próprias para evitar ‘greenwashing’, conforme o Broadcast do estadão.

Esses fundos são aqueles que atendem às melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

De acordo com o jornal, eles ganharão a sigla IS (de investimento sustentável) em sua nomenclatura, a partir de janeiro.

Também disse que, para isso, precisarão se enquadrar a uma série de regras determinadas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

E acrescentou que a consulta pública a essas normas começou terça-feira e vai até 29 de outubro.

Fundos ESG terão normas e sigla próprias para evitar ‘greenwashing’, diz jornal

Fundos ESG

Ainda de acordo com o Estadão, o trabalho para que fossem desenvolvidas, entretanto, teve início no comecinho de 2020 e ganhou ritmo de urgência, com o crescimento exponencial e a atenção que os investimentos ESG têm ganhado.

No fim de 2019, havia 22 fundos registrados na Anbima com essa pegada, com R$ 1,3 bilhão em patrimônio. Hoje, são 46 fundos, com R$ 2,5 bilhões em ativos.

Segundo o periódico, o marketing em torno do tema, no entanto, tem levado muitas gestoras a adotarem o termo, na hora de conquistar o investidor. Levantamento da entidade com todos os produtos financeiros com apelo “sustentável” tem um total de ativos sob gestão pelo menos 10 vezes maior do que os dos fundos registrados na subcategoria “sustentabilidade/governança” da Anbima.

IS

Conforme o jornalão, para receber a sigla IS, o fundo terá obrigatoriamente de ter descrito, em seu objetivo, a sustentabilidade. A metodologia, o processo de investimento e de acompanhamento dos ativos devem ser relacionados a práticas ESG. Bem como a transparência e a divulgação de informações de maneira periódica e constante, tanto dos fundos quanto das gestoras.

Os fundos ligados ao tema serão divididos em dois grupos: os que são ESG e os que incorporam práticas e alguns critérios, mas não têm esse objetivo final. Os do segundo tipo não receberão a sigla IS.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS