Conecte-se conosco

Economia

Gás de cozinha pode ultrapassar R$ 100 com aumento internacional do propano

Alta na cotação internacional do propano devido a maior demanda chinesa pressiona os preços do botijão de gás.

Publicado

em

O propano disparou de preço no mercado internacional, pressionando as cotações no Brasil. Somente neste ano, o produto já acumula alta de 96%. Isso afeta o valor médio do botijão de 13 kg, que segundo estimativas deve ultrapassar os R$ 100 em pouco tempo.

Leia mais: Alta da Selic vai aumentar juros pagos por consumidores e empresas? Entenda!

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) divulgou dados no último sábado, 18, que mostram que o gás de cozinha subiu 1,5% só na última semana. A disparada nos preços preocupa os consumidores, que já recorrem a outras maneiras para cozinhar seus alimentações.

As altas cotações do propano são resultado do aumento da demanda chinesa por matérias-primas petroquímicas. Na região do Golfo do México e nos Estados Unidos, o produto saltou quase 15% em um mês, de acordo com a Folha de São Paulo.

A Petrobras não reajusta o preço do gás de cozinha desde o início de julho, quando determinou um aumento de 6%. Isso significa que os valores estão desatualizado há três semanas, de acordo com política de paridade de importação calculada pela ANP.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS