Tecnologia
Google lança funcionalidade que bloqueia celular arrancado da mão durante roubo
O Brasil será pioneiro na implementação de medidas automáticas de segurança para celulares Android, prometendo aumentar a proteção e agilidade em casos de roubo ou furto.
O Brasil é o primeiro país a receber a nova tecnologia de segurança para Android, que será ativada automaticamente em todos os dispositivos até o fim do ano.
Em um movimento inédito, o Google anunciou a implementação automática de ferramentas de segurança avançadas contra roubo de celular no Brasil, colocando o país na vanguarda global no combate a crimes relacionados a dispositivos móveis.
A novidade foi revelada nesta terça-feira (10), durante o evento Google for Brasil, que destacou iniciativas exclusivas voltadas ao público brasileiro.
Bloqueio de detecção de roubo e bloqueio remoto agora são automáticos
Foto: Shutterstock
A partir do segundo semestre de 2025, todos os aparelhos Android novos ou restaurados para as configurações de fábrica contarão com recursos de segurança ativados por padrão, sem necessidade de configuração manual por parte do usuário.
Os destaques do pacote são o Bloqueio de Detecção de Roubo, que utiliza inteligência artificial do Google para identificar movimentos bruscos de furto, e o Bloqueio Remoto, que permite ao usuário trancar o celular roubado inserindo apenas o número do telefone em uma página dedicada (android.com/lock).
“Com a ativação automática do Bloqueio Remoto, o recurso se torna mais acessível e eficiente, possibilitando que o usuário reaja com agilidade em situações críticas. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso em oferecer experiências mais seguras, intuitivas e centradas no usuário”, destaca Fabrício Ferracioli, Gerente de Parcerias Técnicas do Android no Google.
Suspeita de roubo? Bloqueio automático
O sistema de detecção de roubo via inteligência artificial é capaz de perceber quando o aparelho é arrancado das mãos da vítima de maneira abrupta, bloqueando imediatamente o acesso à tela. Isso impede que o criminoso explore ou acesse dados sensíveis armazenados no dispositivo.
Já o bloqueio remoto de celular roubado foi aprimorado para ser mais ágil e menos burocrático. Basta acessar a plataforma do Google e informar o número do celular para iniciar o bloqueio instantâneo da tela, um avanço importante para proteger os dados e preservar a privacidade da vítima.
Segundo o Google, durante o último Carnaval, o número de solicitações de bloqueio de dispositivos aumentou em 30% no Brasil, em comparação à média anual — um dado que reforça a urgência da medida.

-
Mundo2 dias atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Investimentos1 dia atrás
Casa que custa R$ 128 mil e fica pronta em 3 meses é a nova tendência do mercado imobiliário
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Finanças1 dia atrás
Veja quais são as moedas de 5 centavos mais valiosas do Brasil
-
Saúde2 dias atrás
É possível reprovar no exame admissional?
-
Finanças17 horas atrás
Você pode ter grana esquecida no FGTS e nem sabe! Veja como consultar
-
Tecnologia10 horas atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Finanças1 dia atrás
Saiba como lidar com conexões de voo perdidas e garantir seus direitos