Conecte-se conosco

Curiosidades

Governo investiga Mastercard Brasil: entenda!

A justiça brasileira está fazendo uma investigação contra a Mastercard Brasil devido ao aumento significativo da tarifa do cartão. Veja!

Publicado

em

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) fez a formalização de uma denúncia junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) contra a administradora de cartões, Mastercard Brasil devido a elevação fora do normal da taxa de intercâmbio dos cartões de crédito e débito da companhia.

Veja também: Ganhe o cartão Mastercard Black através do Inter Duo Gourmet

De fato, os cartões de crédito que são usados nos supermercados, em suma, pagam uma taxa de intercâmbio aos bancos emissores do serviço em todas as operações que são feitas envolvendo o sistema de crédito e débito.

Em vista disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou em uma nota que a secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) fez o encaminhamento dos ofícios à Mastercard Brasil e ao Banco Central do Brasil, informando que havia dado início à apuração de denúncia dos supermercadistas.

À vista disso, a Mastercard disse a Associação Brasileira de Supermercados que a alteração da taxa de intercâmbio representa uma “busca de expansão do ecossistema de pagamentos eletrônicos, especialmente em transações com cartões, presencialmente ou virtualmente”.

Todavia, em resposta, a Abras conta com esse aumento da taxa que será repassado ao consumidor que, outrora, já estava reclamando do preço dos produtos que já haviam aumentado significativamente. No entanto, o Ministério da Justiça acrescentou que a Mastercard tem sido alvo de ações coletivas, no Reino Unido, por abusividade da cobrança da taxa de intercâmbio.

Destarte, para o ministro da Justiça, Anderson Torres, “diante do atual cenário econômico nacional, que já vem sofrendo os reflexos da pandemia e da guerra internacional, com pressões inflacionárias, exige-se maior atenção a qualquer movimentação que leve ao aumento de preços. Principalmente por parte de empresas líderes de mercado”.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS