Conecte-se conosco

Commodities

Guiné fecha acordo de ferrovia para minério de ferro de Simandou

Contrato prevê a construção de uma ferrovia de 650 quilômetros e um porto de águas profundas.

Publicado

em

A Guiné aprovou um acordo para que um consórcio multinacional construa uma ferrovia e um porto de águas profundas para exportar minerais do grande projeto de minério de ferro de Simandou, informou o governo do país nesta quinta-feira.

Com participação da cingapuriana Winning Shipping, a companhia guineana de logísticas de mineração United Mining Supply (UMS), a produtora de alumínio chinesa Shandong Weiqiao e o governo da Guiné, o consórcio ganhou uma licitação em 2019 para desenvolver os blocos 1 e 2 de Simandou, maior depósito conhecido desse do minério.

O contrato prevê a construção de uma ferrovia de 650 quilômetros e um porto de águas profundas. Em outubro, o grupo disse que quer colocar os dois blocos em produção até 2025, após anos de atrasos gerados por batalhas legais e preços altos.

O acordo foi anunciado pelo Ministério de Minas da Guiné logo após a assinatura do acordo de desenvolvimento.

“Nós finalmente temos a esperança de realizar esse antigo sonho para o país”, disse o ministro de Minas guineano, Abdoulaye Magassouba, completando que o custo total do projeto foi revisado para 16 bilhões de dólares, contra aproximadamente 14 bilhões de dólares de antes.

Os blocos 3 e 4 de Simandou, que possui mais de 2 bilhões de toneladas de minério de ferro de alto grau, são propriedade de Rio Tinto, Chinalco e governo da Guiné.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS