Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ibovespa encerra em queda pressionada por bancos e Vale

Sem novidades no campo doméstico e à espera da reforma administrativa, investidores preferem embolsar lucros da véspera

Publicado

em

Sem novidades no campo doméstico e de olho na cena política, hoje o Ibovespa sucumbiu a pressão das ações dos bancos e da Vale e fechou em queda, descolado de Nova York. O índice doméstico encerrou com declínio de 0,34%, aos 101.820 pontos. O giro financeiro foi de R$ 21,813 bilhões.

Entre os bancos, o Bradesco fechou com perda de 0,34%, o Banco do Brasil caiu, 0,01% e o Itaú, -0,29%. As instituições financeiras têm peso relevante no Ibovespa, assim como a Vale e Petrobras, que também terminam com recuos de 1,12%% e 0,39%, respectivamente. Sempre que esses papéis têm algum movimento mais acentuado eles tendem a puxar o índice para a mesma direção.

No caso dos bancos, vale lembrar que a perda acumulada no ano e de cerca de 35%, por isso, sempre que os papéis dão alguma esticada os investidores correm para garantir algum lucro. “Na dúvida, melhor ganhar menos do que não ganhar nada”, brinca um operador.

Para o economista da corretora Messem Gustavo Bertotti, a agenda reformista e o pacote anunciado no início da semana trouxeram um tom positivo aos negócios, mas o mercado ainda segue com dúvidas sobre como será a reforma administrativa e como serão os pacotes que a equipe econômica apresentará ao presidente Jair Bolsonaro. “O mercado está muito volátil e isso abre espaço para montar posição e desfazer no dia seguinte. Hoje vimos isso, ativos que subiram ontem, realizando hoje”, explica

Mas, em meio a tantas incertezas, a aprovação pela Câmara do marco do gás, foi bem recebida pelos investidores. “Essa questão do marco regulatório é muito positiva e traz benefícios para o país”, pondera. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o objetivo é abrir a concorrência no setor e reduzir o preço do gás natural, o que pode gerar investimentos de cerca de R$ 43 bilhões ao país.

Nos Estados Unidos, A divulgação do Livro Bege, relatório do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), mostrou que há sinais de recuperação, mas ainda são modestos. “A maioria dos distritos mostrou recuperação da atividade econômica, mas ainda são ganhos modestos, ficando abaixo dos níveis anteriores à pandemia”,segundo o relatório. Por outro lado, o Fed informou que os empregos continuam voltando e os desafios de encontrar trabalhadores qualificados é grande.

Em Nova York, os investidores gostaram das sinalizações do Livro Bege e o Dow Jones e o Nasdaq fecharam com valorização de 1,59% e 0,98%, respectivamente.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS