Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ibovespa sobe com investidor atento a dados econômicos

Em Wall Street, o Dow Jones registrava ganho de 0,19%, aos 29.941 pontos e o Nasdaq valorização de 0,27%, aos 12.379 pontos.

Publicado

em

A Bolsa doméstica opera em alta embalada pelas notícias sobre a vacina contra o coronavírus e a expectativa de estímulo à economia dos Estados Unidos. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro abaixo do esperado acende o sinal amarelo e impede uma alta mais acentuada do índice acionário. Às 11h30, o Ibovespa registrava alta de 0,34%, aos 112.058 pontos.

Depois de o Reino Unido autorizar o uso emergencial da vacina contra coronavírus desenvolvida pela Pfizer e pela BioNtech, a expectativa agora é de que os Estados Unidos também aprovem o uso da vacina. Embora a notícia seja positiva e tenha sido bem recebida no mundo, a vacinação em massa ainda deve demorar a acontecer e o avanço da doença segue forte. Ontem, nos EUA foram registradas 2.885 mortes pela doença, recorde para um único dia.

Outro país que deve começar a vacinar a população ainda este ano é o México. O ministro de Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, disse que a autoridade regulatória do país já está com o pedido de autorização e acredita que isso deve ocorrer ainda este ano.

Nos Estados Unidos, o presidente eleito Joe Biden prometeu aprovar um novo pacote de estímulo para a economia do país. Disse ainda que pretende elevar a carga tributária dos mais ricos e que não deve retirar as tarifas aplicadas pelo presidente Donald Trump à China.

Por aqui, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB do terceiro trimestre cresceu 7,7% (comparado ao segundo trimestre de 2020), na série com ajuste sazonal, ficando abaixo do esperado pelo mercado. Em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 3,9%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em setembro, houve queda de 3,4% frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

No acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2020, o PIB caiu 5,0% em relação a igual período de 2019. Nesta comparação, a Agropecuária cresceu 2,4%, enquanto a Indústria (-5,1%) e os Serviços (-5,3%) registraram queda.

Na véspera, o Fundo Monetária Internacional (FMI) estimou que o PIB brasileiro este ano deve encolher 5,8%, em 2021 pode crescer 2,8% e, em 2022,+2,3%. O órgão também chamou a atenção para a necessidade de o governo brasileiro manter os estímulos econômicos adotados durante a pandemia. De acordo com o FMI, o fim abrupto do programa emergencial pode prejudicar a retomada econômica do país. Vale ressaltar, que ontem a imprensa divulgou que o presidente Jair Bolsonaro desistiu de dar continuidade ao programa de auxílio emergencial.

Do lado corporativo, Petrobras sobe 0,73% e Vale tem queda de 0,10%.

Entre os bancos, Itaú avança 0,60%, Bradesco sobe 0,69%, Banco do Brasil ganha 1,2% e Santander, +0,11%.

Gol, Azul e CVC também sobem, embalados com a notícia da vacina, já que esse setor foi duramente afetado com o isolamento social: 5,33%, 4,71% e 4,34%, respectivamente.

Em Wall Street, o Dow Jones registrava ganho de 0,19%, aos 29.941 pontos e o Nasdaq valorização de 0,27%, aos 12.379 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS