Conecte-se conosco

Investimentos

Ibovespa volta a 119 mil pontos e zera perdas no ano

O giro financeiro foi de R$ 21,63 bi

Publicado

em

Em um pregão marcado pela instabilidade, o Ibovespa conseguiu se firmar em alta e voltou para a marca de 119 mil pontos. Apesar de um desempenho misto entre pesos pesados, com Vale, Petrobras e bancos na sessão desta terça-feira, o índice de referência da bolsa zerou as perdas acumuladas no ano e voltou a ficar em terreno positivo em 2021.

De acordo com o Valor Econômico, após ajustes o Ibovespa fechou em alta de 0,41%, aos 119.297 pontos, tendo oscilado hoje entre 119.529 pontos e 118.041 pontos. O giro financeiro foi de R$ 21,63 bilhões. Com esse desempenho de hoje, o índice sobe 2,28% no mês e ganha 0,24% no ano.

Bolsa de valores B3

Ibovespa

Para o economista-chefe do modalmais, Álvaro Bandeira, depois de um fim de semana agitado no Brasil, era esperado que os mercados domésticos apresentassem maior grau de volatilidade.

“Mas o Ibovespa conseguiu manter o patamar de 118 mil pontos, mesmo com quadro político complicado”, pondera, acrescentando que o ambiente externo também está mais calmo, com pequenas oscilações, em meio à escassez de notícias.

Bolsa

Porém, profissionais das mesas de operação de renda variável e derivativos afirmam que a proximidade dos vencimentos sobre Ibovespa descola a bolsa brasileira do cenário externo, bem como da tensão política em Brasília, o que evidencia uma disputa acirrada em torno do exercício. “Há uma briga boa pelo índice nos 118 mil pontos, o que reduziu bastante a volatilidade da bolsa neste mês”, comentou um operador de uma corretora nacional.

Ele lembra que, tradicionalmente, a dinâmica do exercício é influenciada pela volatilidade, sendo que quanto maior o sobe-e-desce do Ibovespa, maior o sentimento de medo do investidor. Dados da B3 mostram que a opção de compra de Ibovespa mais movimentada refere-se à série aos 120 mil pontos, ao passo que a opção de venda do índice futuro concentra-se na série aos 110 mil pontos.

Dentre os diferentes setores da bolsa, os destaques no dia ficaram por conta de siderúrgicas, administradoras de shoppings e varejistas, principalmente as de comércio eletrônico. As siderúrgicas ainda se beneficiam do ambiente mais favorável a commodities, com perspectiva de retomada da economia global. Já os papéis de varejistas contaram com contaram com os dados de vendas no varejo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS