Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Imposto de Renda: Entregar declaração incompleta e enviar retificação pode se tornar um problema

Problemas com a Receita

Publicado

em

MEI precisa declarar imposto de renda

O prazo final para entregar a declaração do Imposto de Renda de 2021 está marcado para 31 de maio, próxima segunda-feira, e muitas pessoas deixaram para a última hora. Quem ainda deve à Receita corre o risco de, na pressa, declarar de maneira incompleta e depois ter que retificar. E isso pode virar um problema!

Vou elencar dois cenários que podem te ajudar a encontrar o seu próprio e, assim, você poderá tomar as melhores decisões.

Imposto de Renda: Receita permite parcelar o IR

Imposto de Renda

1) Quando o contribuinte tiver contribuição a receber

Na falta de notas fiscais, recibos ou outros documentos, preencha e entregue a declaração incompleta com os dados que possui no momento. A vantagem em entregar a declaração incompleta, em vez de apresentá-la fora do prazo, é que o contribuinte não ficará sujeito ao pagamento da multa pelo atraso.

2) Quando o contribuinte tiver impostos a pagar

O problema é, se ao retificar a sua declaração, a declaração apresentar imposto a pagar maior do que o apurado na declaração original. Neste caso, a diferença deverá ser recolhida com acréscimo de multa de 0,33% por dia de atraso, mais juros calculados pela taxa Selic, até o último dia do mês anterior ao do pagamento, mais 1% relativo ao mês do pagamento.

Leia ainda: Imposto de Renda: Como consultar se você caiu na malha fina?

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS