Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Inflação nos EUA atinge 7% em 2021, o maior nível desde 1982, diz Genial

Trata-se do índice de preços do consumidor americano

Publicado

em

A Inflação nos Estados Unidos (EUA) atingiu 7% em 2021, o maior nível desde 1982, segundo a Genial Investimentos.

De acordo com a corretora, trata-se do índice de preços do consumidor americano que apontou para alta de 0,5% em dezembro.

Assim, com este resultado, em 2021 a inflação acumulou. No ano, as principais contribuições vieram dos grupos de transportes e habitação diante das altas observadas na energia (29,3%), cujo principal destaque foi a gasolina que subiu 49,6% no período.

Também disse que a elevada inflação observada em 2021 decorre por um lado dos efeitos da pandemia sobre as cadeias globais de produção, afetando a produção e a disponibilidade de bens e insumos.

Por outro lado, os pacotes fiscais que visavam combater os efeitos recessivos da pandemia serviram como forte combustível para aquecer uma demanda enquanto a oferta se encontrava deprimida.

“O resultado desta combinação foi fenômeno global de inflação elevada que atingiu as principais economias ao redor do globo”, destacou.

Inflação medida pelo IPCA fica em 0,36% em julho, puxada por gasolina e energia elétrica

Inflação nos EUA

Ainda de acordo com a Genial, por conta da alta persistência inflacionária, o Fed passou a adotar um tom mais duro ao tratar do tema em suas comunicações, inclusive, abrindo a possibilidade de reduzir o balanço de ativos ainda em 2022.

“Assim, o relatório de inflação de dez/21 corrobora com a nossa visão de que o Fed deverá elevar a taxa de juros no primeiro semestre de 2022 (mar/22) e deixa em aberto a possibilidade de observarmos 3 ou 4 altas ao longo do ano”, frisou.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS