Conecte-se conosco

Agronegócio

Insira o damasco e aproveite seus benefícios

A fruta possui vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Publicado

em

O damasco é comum nas festas de fim de ano. Mas, com tantos benefícios, o ideal é consumi-lo durante todos os meses. Sua cor amarelo alaranjada indica alta concentração de carotenóides, especialmente betacaroteno, um importante antioxidante, muito bom para a saúde.

Veja também: Kiwi: conheça 7 benefícios da fruta para a saúde

A fruta também contém ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, K,B3, B9 e B5 e outros nutrientes. Quando seco, é rico em fibras e ferro, o que favorecem o trânsito intestinal. Já nos damascos frescos, há maior presença de vitamina C. A fruta possui mais de 50 espécies diferentes espalhadas pelo mundo.

A melhor opção de consumo é incluir o damasco nos lanches intermediários. Outra opção é fazer um mix, combinando a fruta com sementes e oleaginosas, como castanhas, nozes, semente de abóbora e etc.

Como plantar

Escolha o ambiente ideal para cultivar damasco. Apesar da fruta preferir climas frios, ela também se adequa bem aos climas subtropicais, desde que o inverno não seja quente.

Você pode escolher se o plantio será feito por muda enxertada ou semente. De qualquer forma, plante o damasco próximo à uma parede para protegê-lo de geadas e ventos frios.

O solo deve ser rico em nutrientes e ao mesmo tempo argiloso, fértil mas com PH levemente alcalino. Evite plantá-lo em lugares onde foram cultivados tomates, berinjelas, pimentas ou batatas pois estas plantas podem ser fontes de verticilose.

Depois que ele já estiver afirmado na terra, coloque uma fina camada de adubo em volta de seu caule, assim como uma pequena quantidade de pó de osso ou cascas de ovo.

Faça as regas semanalmente, mas sem exagerar. As regas semanais podem ser em abundância desde que o solo apresente boa drenagem.

Os fertilizantes e adubos podem ser utilizados, desde que sejam orgânicos, e aplicados perto do fim do inverno e durante o período de frutificação.

A poda do damasqueiro é essencial para uma colheita com mais qualidade. Dessa forma, você deve retirar os galhos mais antigos ou fracos.

Dentro de 3 ou 4 anos é possível que o damasqueiro apresente os primeiros frutos. Aí é só aproveitar!

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS