Conecte-se conosco

Economia

INSS: Confira as aposentadorias para segurados de 40, 50 e 60 anos

Após reforma, trabalhadores com essas faixas etárias podem optar pelas regras de transição e conseguir a tão sonhada aposentadoria.

Publicado

em

Aposentadoria mulher

A reforma da Previdência trouxe mudanças significativa aos trabalhadores brasileiros, fazendo com que muitos ficassem na dúvida sobre qual modalidade de aposentadoria escolher. Isso vale sobretudo para casos de pessoas que nasceram por volta das décadas de 1960, 1970 e 1980.

Leia mais: Tudo fico mais caro, o que fazer agora? Confira dicas de economia

De acordo com os novos cálculos, pessoas na faixa etária dos 40, 50 e 60 anos de idade podem optar por diferentes modelos de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que são mais seguras e que garantem maior rentabilidade na folha.

Melhores aposentadorias para quem tem 40, 50 e 60 anos

Após a reforma da Previdência, quando o assunto é aposentadoria, é possível que os segurados optem pelos seguintes caminhos:

Pessoas com 60 anos

O trabalhador que está nessa faixa etária, e ainda não se aposentou, conta com boas chances de já ter adquirido o direito às principais aposentadores vigentes antes da reforma da Previdência. Quem nasceu nos anos de 1960 pode ter completado, por exemplo, antes de novembro de 2019, as exigências da antiga aposentadoria por tempo de contribuição, a saber:

  • 30 anos de contribuição: para a mulher;
  • 35 anos de contribuição: para o homem;

Além do tempo de contribuição, o segurado precisa também ter atingido as seguintes idades mínimas:

  • 61 anos: para mulheres;
  • 65 anos: para homens.

Pessoas com 50 anos

Em relação ao segurados com 50 anos de idade, visto a possibilidade de muitos terem um tempo intermediário de contribuição, de cerca de  25 anos (mulheres) e 33 anos (homens), é possível adotar as regras de transição advindas com a reforma da Previdência.

Em boa parte dos casos, esse grupo não ficará dependente de idade mínima, podendo optar pelas seguintes modalidades de aposentadoria:,

  • Pedágio de 50%;
  • Pedágio de 100%;
  • Transição por pontos.

Pessoas com 40 pontos

Por fim, o cidadão com faixa etária em torno dos 40 anos ainda pode estar um pouco longe de se tornar um aposentado do INSS. Em raras exceções, é possível o trabalhador se enquadrar nas demais condições envolvendo a idade mínima:

  • 62 anos: Mulheres;
  • 65 anos: Homens.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS