Conecte-se conosco

Economia

INSS: Qual a idade mínima exigida para a mulher se aposentar em 2021?

Outro fator é o tempo de contribuição junto à autarquia, que pode determinar um benefício de melhor valor durante o cálculo da aposentadoria.

Publicado

em

A Reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019, trouxe um novo panorama em relação às regras de concessão da aposentadoria para a contribuinte do sexo feminino.

Leia mais: Inflação de julho é a maior para o mês desde 2002; O que mais subiu de preço?

Em suma, antes da reforma, mulheres conseguiam se aposentar a partir dos 60 anos de idade. Porém, o novo texto acerca das regras previdenciárias passou a exigir que a idade mínima aumente gradativamente até o ano de 2023, quando chegará a 62 anos de idade.

Neste caso, hoje, para se aposentar e ter acesso ao benefício do INSS, a mulher precisa atingir 61 anos de idade. Outro fator que deve ser considerado é o tempo de contribuição junto à autarquia, que deve ser de no mínimo de 15 anos.

Vale destacar que, caso a mulher apresente 20 anos ou mais de atividades laborais, ela poderá conseguir 10% a mais no valor do benefício. Isso porque quanto maior o tempo de contribuição somado, maior será o montante final da aposentadoria na folha de pagamento.

Em se tratando dos homens, não houve mudanças na regra, com a idade mínima permanecendo 65 anos e o tempo de contribuição de 15 anos.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS