Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Investidor adota cautela e Ibovespa tem queda

Em Wall Street, o Dow Jones registrava recuo de 0,15%, aos 29.780 pontos e o Nasdaq caia 0,32%, aos 12.314 pontos.

Publicado

em

O bom humor cedeu espaço à cautela e a Bolsa passou a operar em queda, acompanhando o movimento no exterior. Dados de emprego nos Estados Unidos abaixo do esperado fizeram aumentar as incertezas sobre o ritmo de retomada da economia do país. Às 12h30, o Ibovespa registrava queda de 0,25%, aos 111.126 pontos.

Logo cedo, foi divulgado o relatório nacional de emprego da ADP que mostrou que foram criados 307 mil postos de trabalho nos EUA em novembro, abaixo do esperado pelo mercado. Os dados de outubro foram revisados para 404 mil vagas, ante 365 mil divulgados anteriormente.  Os números colocaram os investidores em alerta, pois mostra que a economia do país continua crescendo bem abaixo do esperado.

O mercado agora espera a fala do presidente do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA), Jerome Powell, que discursará no Comitê Financeiro da Câmara dos Deputados e a divulgação do Livro Bege, que contém informações sobre o cenário econômico do país.

Por aqui, o presidente do senado, Davi Alcolumbre, afirmou que o Congresso irá analisar a LDO 2021 em 16 de dezembro, e o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o auxílio emergencial não será prorrogado.  As informações foram bem recebidas pelo mercado,embora muitos ainda tenham dúvidas sobre a LDO ser aprovada ainda este ano.

Do lado corporativo, as ações da Vale caem 4,47%, repercutindo a informação de redução de projeção para a produção de minério de ferro.

Petrobras tem leve queda de 0,12%.

Os bancos também têm perdas: Itaú -0,30%, Bradesco -0,32%, Banco do Brasil -0,25% e Santander, -0,16%.

Logo cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que produção industrial referente outubro cresceu 1,1% frente a setembro, na série com ajuste sazonal, após altas em maio (8,7%), junho (9,6%), julho (8,6%), agosto (3,4%) e setembro (2,8%). Em seis meses de alta, o crescimento acumulado foi de 39,0%, eliminando a perda de 27,1% que havia sido acumulada entre março e abril levando a produção industrial ao nível mais baixo da série. Mesmo com o desempenho positivo nos últimos meses, o setor industrial ainda se encontra 14,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Antes, a Fipe informou que o IPC Fipe semanal  ficou em 1,03% na cidade de São Paulo na quarta quadrissemana de novembro.

Em Wall Street, o Dow Jones registrava recuo de 0,15%, aos 29.780 pontos e o Nasdaq caia 0,32%, aos 12.314 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS