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Joint venture de Raízen-Femsa inaugura 1ª loja da mexicana OXXO no Brasil

Rede de varejo mexicana OXXO terá como rivais no país grupos como GPA e Carrefour Brasil.

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O Grupo Nós, joint venture da brasileira Raízen com a mexicana Femsa, vai inaugurar na terça-feira em Campinas (SP) a primeira loja da rede de varejo OXXO no Brasil, e pretende seguir o movimento com uma nova unidade na capital paulista até o segundo trimestre do próximo ano.

O presidente-executivo do Grupo Nós, Rodrigo Patuzzo, acredita que o segmento de varejo de proximidade, ramo das lojas da rede mexicana OXXO, ainda é pouco desenvolvido no Brasil. A Raízen hoje opera lojas de conveniência na rede de postos de combustível Shell no país.

“É um mercado que tem potencial muito grande”, avaliou o executivo. Para ele, o segmento ainda é muito pulverizado no Brasil. ao contrário de outros países em que já é bem desenvolvido. A rede OXXO terá como rivais no país grupos como GPA e Carrefour Brasil.

A estratégia da companhia inclui a inauguração de cinco lojas da OXXO em Campinas até dezembro, e uma aplicação da rede em outras praças em 2021.

“Temos um sócio que já opera 19 mil lojas OXXO na América Latina…que está trazendo seu sistema de trabalho, conexão de processos, know how de logística fracionada, um conhecimento comercial”, disse Patuzzo em referência à Femsa.

Em agosto de 2019, as empresas anunciaram a joint venture, com a Femsa pagando por 561 milhões de reais pela fatia. A Raízen, maior produtora brasileira de açúcar e etanol,  que também atua em distribuição de combustíveis, é uma joint venture entre a Cosan e a Shell.

A primeira unidade OXXO em Campinas contará com uma área de vendas de 100 metros quadrados e oferta de produtos que incluem itens de padaria, bebidas e aperitivos. A loja vai ficar onde antes era uma padaria, que funcionou por décadas e fechou durante a pandemia.

Patuzzo afirmou ainda outro mercado OXXO abrirá ao público já na próxima semana e outras lojas até o final de 2020. No total, há 15 estabelecimentos da rede em construção na cidade, disse ele. O executivo não revelou projeções de faturamento, mas afirmou que uma unidade exige cerca de 750 mil reais em investimentos, com o capital de giro.

Os planos de ampliação passam por negociações para aberturas em Jundiaí e Sorocaba, com a estratégia de abertura tendo início no Estado de São Paulo, mas com meta de já nos primeiros anos expandir para outras cidades da região Sudeste e no Paraná.

“Se tudo der certo, em outubro do próximo ano já vamos colocar um pezinho no nosso segundo Estado”, afirmou.

O Grupo Nós prevê a abertura de 190 lojas próprias das marcas OXXO e Shell Select (conveniência) no país para o ano ente abril de 2020 e março de 2021, total que deve aumentar ainda mais no exercício seguinte. Mas o executivo preferiu não fornecer números, argumentando que o plano ainda não recebeu aprovação.

O grupo estima abertura de cerca 500 lojas próprias em três anos, incluindo as bandeiras Select e OXXO. A Select atualmente opera 1.100 lojas no no Brasil.

A estratégia do grupo inclui, além das lojas de rua, colocar mercados OXXO em shopping centers, hospitais, universidades e até condomínios.

“Nós estamos fazendo parceria com fundos imobiliários para entrar na capital de São Paulo em alguns empreendimentos interessantes”, revelou Patuzzo.

Para que grande parte dos produtos cheguem até as lojas próprias, um centro de distribuição foi inaugurado em novembro em Cajamar (SP), com área de 7 mil metros quadrados. O executivo afirmou que o local deve suportar a operação até março de 2022, mas que outros CDs também estão nos planos do grupo.

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