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Jovens empreendedores faturam R$ 9 milhões com moda sustentável no Brasil

Dois jovens empreendedores abrem empresa com roupas totalmente sustentáveis no Brasil, onde buscam fornecedores que priorizem o impacto ambiental. Confira!

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Usando matéria-prima natural, como borra de café e fibra de banana, dois jovens de 29 anos faturam R$ 9 milhões na produção de roupas sustentáveis em 2021.

Matheus Menezes e Aloysio Rebello se conheceram na faculdade de engenharia, em 2015 se viram insatisfeitos com seus empregos, fazendo-os buscar algo para empreender.

A marca Urbô surgiu quando Rebello foi comprar uma blusa pela internet e percebeu diversos atritos, o que levou os dois a empreender em um e-commerce de camisetas.

Mas os dois precisavam de um diferencial e encontraram na moda sustentável não só o destaque que precisavam, mas um caminho de diminuir os efeitos da indústria têxtil sobre o meio ambiente.

“Queríamos uma variável que nos potencializasse no mercado. Fomos estudar o efeito da indústria na natureza e como era feito lá fora”, disse Menezes.

A partir da ideia, os dois começaram a buscar fornecedores priorizando o impacto ambiental. A matéria-prima nem sempre é barata e lucrativa, mas eles acreditam que, com investimento, o futuro fique mais em conta de obtê-las.

Há itens como cânhamo, garrafas PET recicladas e algodões naturais que são mais fáceis de conseguir e que eles também reaproveitam para produzir as peças.

Os dois começaram vendendo em uma loja online própria, mas logo conseguiram fechar vendas com multimarcas interessadas na proposta da marca, daí passaram a procurar novos parceiros: “Colocamos a mala no carro e fomos bater de porta em porta em lojas de Minas Gerais”, lembra Menezes.

“Os parceiros enxergaram uma marca jovem, com característica sustentável e um viés interessante.”

Então, Urbô passou a crescer muito. Antes cada coleção tinha 25 itens, agora já são produzidos mais de 350. Muito diss0 se dá ao marketing adotado pela empresa, que Menezes explica: “Do ponto de vista online, todos os produtos são fotografados com foto still, foto externa, vídeos de coleção, sugestões de stories, enfim, um amplo arsenal para o trabalho diário dos lojistas e usamos estes materiais nas nossas redes sociais”

A empresa visa crescer ainda mais, com plano de faturamento para este ano de R$ 12 milhões. A Urbô já conta com uma fábrica de 1,1 mil metros quadrados e emprega 35 funcionários diretamente, além de 150 indiretamente. Os amigos ainda tem planos de parcerias com outras marcas do país para este ano.

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Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

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