Conecte-se conosco

Economia

Lançamento do Pix vai impulsionar extinção do dinheiro físico?

Serviços de TED, DOC, boleto, cartões de crédito e débito devem ter impacto com sistema instantâneo de pagamentos.

Publicado

em

Pix

O Pix, sistema instantâneo de pagamentos, está com previsão de lançamento para 16 de novembro. Com ele, será possível fazer pagamentos 24 horas por dia, em qualquer data da semana – até mesmo finais de semana e feriado. Como consequência, o recurso colocou em xeque a atuação dos bancos físicos em comparação com as fintechs

A nova forma de pagamento anunciada pelo Banco Central do Brasil (BC) deu um pontapé para o futuro e as tendências que já se apresentavam indispensáveis. Agilidade, praticidade, segurança e economia são os elementos principais buscados em novos serviços. 

E com a chegada de avanços tecnológicos, como o Pix, inicia-se a indagação se os bancos tradicionais serão afetados. É fato que a ferramenta irá competir com TED, DOC, cartões de crédito e débito, e até mesmo os boletos. O BC já disse que os custos irão incidir sobre quem recebe o dinheiro e não pelos que transferem, sendo que o repasse de valor aos usuários também já foi vetado. 

Porém, segue a preocupação contra fraudes e invasões no sistema, como mencionou a Associação Brasileira de Internet. Além disso, existem críticas de empresas alegando ser inviável o prazo de implementação do sistema, pois são necessárias adaptações para segurança do usuário. A sugestão é adiar a estreia para agosto de 2021.

Entre prós e contras, a iniciativa visa aprimorar o sistema financeiro brasileiro. Mas vale lembrar que, no país, existem cerca de 60 milhões de desbancarizados, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São pessoas que injetam dinheiro na economia, mas não possuem conta corrente, poupança ou qualquer tipo de cartão. 

Há também os que não almejam ser usuários de banco digital ou formas de pagamento digitais. Uma parcela da população ainda prefere sair de casa para pagar contas, fazer transferências e deseja ter posse do dinheiro físico. Assim, entender as diferentes demandas de perfis dos clientes está sendo o grande desafio das instituições financeiras.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS