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Lucro líquido da RD cresce 19,5% no 3º trimestre, chegando a R$174,7 milhões

De acordo com a empresa, as receitas melhoraram conforme as medidas de distanciamento social foram afrouxando.

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O grupo RD, que tem entre seus ativos as redes de farmácias Droga Raia e Drogasil, teve lucro líquido de 174,7 milhões de reais no terceiro trimestre de 2020, o que corresponde a um crescimento de 19,5% em relação ao mesmo período anterior, conforme dados divulgados pela rede de varejo farmacêutico na noite de terça-feira, 27.

Em termos ajustados, o crescimento do lucro da companhia foi de 13,4%, para 172,9 milhões de reais no período.

A receita bruta consolidada chegou a 5,4 bilhões de reais, um aumento de 12,8% ante o terceiro trimestre do ano anterior, com destaque para o segmento OTC (produtos de saúde que não exigem prescrição médica), que teve crescimento de 17,3%. A margem bruta passou de 27,7% para 27,8%.

“Conforme as medidas de distanciamento social implementadas para combater a pandemia do Covid-19 foram afrouxando ao longo do trimestre, obtivemos melhoras consideráveis nas receitas… Nosso crescimento em mesmas lojas alcançou 6,7%, enquanto lojas maduras cresceram 1,4%”, observou o grupo em comunicado.

Segundo os dados divulgados na véspera, os canais digitais da rede representaram 7,1% das vendas do varejo, em linha com o segundo trimestre, “apesar da progressiva normalização do tráfego de clientes em nossas lojas”.

O resultado medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado aumentou em 10,5%, para 397,2 milhões de reais, com margem de 7,4%, o que indica uma ligeira queda em relação aos 7,5% registrados um ano antes.

A companhia chamou a atenção para um ganho inflacionário sobre os estoques no trimestre, em função do adiamento do aumento de preços de março para maio.

No entanto, a RD ponderou que esse ganho foi parcialmente compensado em função do ajuste a valor presente (AVP), um efeito não-caixa, resultado de um ciclo de caixa excepcionalmente maior e da taxa de juros mais baixa, bem como maior investimento em promocionalização e aumento transitório nas perdas de inventário, sobretudo em relação ao vencimento dos estoques de álcool líquido com validade curta comprados no pico da pandemia.

O ciclo de caixa no terceiro trimestre foi 8,9 dias maior quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Os estoques aumentaram em 2,8 dias, enquanto recebíveis aumentaram 1,8 dia.

No terceiro trimestre, a rede registrou um fluxo de caixa livre positivo de 351,8 milhões de reais e uma geração total de caixa de 331,3 milhões de reais.

Ao todo, foram 184,4 milhões de reais investidos no período. Deste total, 87,3 milhões de reais foram destinados a abertura de novas lojas, 37,6 milhões reais foram para a reforma e ampliação de lojas existentes e 59,5 milhões de reais foram para infraestrutura.

A RD inaugurou 64 lojas entre os meses de julho e setembro, 12 a mais do que no mesmo período do ano passado, com 3 fechamentos, encerrando o trimestre com um total de 2.223 estabelecimentos.

“Com isso, totalizamos 158 aberturas brutas em 2020 e reiteramos nosso guidance de 240 para o ano”, disse a empresa, também lembrando do novo guidance de 240 aberturas brutas por ano para 2021 e para 2022.

O grupo encerrou o trimestre com uma dívida líquida ajustada de 1,18 bilhão de reais, ante 876,9 milhões de reais no mesmo período de 2019. A dívida líquida ajustada sobre o Ebitda ficou em 0,9 vez, 0,2 vez maior quando comparada ao mesmo período do ano passado, mas 0,3 vez menor na base trimestral.

“Esperamos normalizar nosso nível de alavancagem financeira nos próximos dois trimestres”, acrescentou a empresa.

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