Conecte-se conosco

Economia

Lula deve se candidatar em 2022? Pesquisa indica que Brasil está dividido

50,4% dos entrevistados acreditam que Lula não deve se candidatar, enquanto 44,9% disseram que ele deve entrar na disputa. Apoio é maior na região Nordeste.

Publicado

em

Lula

Desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou novamente elegível, muitos brasileiros se perguntam sobre a possibilidade de Lula entrar na disputa pela presidência nas eleições 2022. A eventual candidatura do ex-presidente divide o país ao meio, conforme levantamento feito pela Paraná Pesquisas.

A pesquisa foi realizada entre 08 e 10 de março, entrevistando 2002 pessoas. Destas, 50,4% acreditam que Lula não deve se candidatar no ano que vem, enquanto 44,9% disseram que ele deve concorrer ao terceiro mandato nas próximas eleições. 4,7% não souberam ou não responderam a questão.

Entre os entrevistados que rejeitam a candidatura do petista, a maioria são homens (52,9%), com 60 anos ou mais (53,7%), que possuem ensino superior (59,2) e que não são economicamente ativos nem procuram um emprego (53,1%).

Já entre os que apoiam Lula como candidato à presidência em 2022, estão mulheres (47,4%), jovens entre 16 e 24 anos (49,5%), pessoas que cursaram até o ensino fundamental (51,3%) e pessoas que estão trabalhando ou desempregados que buscam uma nova oportunidade no mercado (45,8%).

Geograficamente, a região que mais aprovaria uma nova candidatura de Lula é a Nordeste, sendo que o apoio chega a 58,9%. Por outro lado, a região Sudeste é a que mais rejeita a possibilidade, com 56,2%.

Lula recuperou os direitos políticos após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que anulou as condenações do ex-presidente no âmbito da Operação Lava Jato de Curitiba.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS