Economia
Mães adotivas têm direito ao salário-maternidade? Veja o que diz o governo
Saiba se, em caso de adoção de crianças, a mãe pode solicitar salário-maternidade.
A chegada de um novo membro à família é sempre um momento especial e repleto de significados, especialmente para quem opta pela adoção. Pensando no bem-estar dos trabalhadores adotantes, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece o benefício de salário-maternidade.
O benefício é projetado para proporcionar um período de afastamento remunerado do trabalho, não apenas para o nascimento de um filho, mas também para adoções, guarda judicial para fins de adoção e situações de aborto não criminoso.
Se você está passando pelo processo de adoção e deseja entender mais sobre como o salário-maternidade pode ser aplicado ao seu caso, continue lendo.
Como mães adotivas podem solicitar o salário-maternidade – Imagem: PeopleImages.com – Yuri A/Shutterstock
De que se trata o salário-maternidade?
O salário-maternidade é um benefício pago pelo INSS destinado a compensar a perda de renda durante o período de afastamento do trabalho para se dedicar à maternidade.
O benefício visa apoiar as mães e pais adotivos ao oferecer um período de 120 dias de afastamento remunerado, que pode ser crucial para adaptação e cuidados com o novo integrante da família.
No caso da adoção, o benefício é concedido sob regras específicas que visam assegurar a equidade e a adequada aplicação dele. Para quem é o salário-maternidade na adoção?
Apenas um dos adotantes pode receber o salário-maternidade, mesmo que ambos estejam envolvidos no processo de adoção. Portanto, é necessário que o casal decida quem será o beneficiário do salário-maternidade.
Além disso, se houver a adoção de mais de uma criança no mesmo processo, o benefício será concedido apenas uma vez, sem acúmulo de valores.
O período de afastamento remunerado permanece fixo em 120 dias, independentemente do número de crianças adotadas.
Procedimentos para solicitação do benefício
Para solicitar o salário-maternidade, o adotante precisa apresentar alguns documentos essenciais. São exigidos a nova certidão de nascimento da criança, a decisão judicial de adoção ou uma liminar que conceda a guarda judicial para fins de adoção.
Todo o processo de solicitação pode ser realizado de forma prática e eficiente através do site ou aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos móveis.
Em caso de dúvidas ou necessidade de assistência adicional, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
Valores e duração do benefício
O valor do salário-maternidade é calculado com base na média das contribuições do segurado ao INSS. Para segurados que trabalham com carteira assinada, o valor é equivalente ao seu último salário de contribuição.
No caso de trabalhadores autônomos ou empresários, essa quantia pode variar de acordo com as contribuições feitas ao longo do período de apuração.
O benefício é pago por um período de 120 dias, proporcionando uma compensação financeira durante o período de afastamento do trabalho para adaptação e cuidado com a criança.
-
Tecnologia2 dias atrás
O local perfeito para colocar o roteador de Wi-Fi em casa: veja qual é
-
Carreira1 dia atrás
CEO mais bem pago do Brasil recebe quase R$ 70 milhões por ano. Quem é ele?
-
Agronegócio2 dias atrás
‘Peido’ de vaca vira polêmica após Dinamarca anunciar nova taxa sobre emissões
-
Mundo1 dia atrás
Cruzeiro que dura 4 anos é um ‘refúgio’ em alto mar – mas o preço assusta
-
Tecnologia2 dias atrás
Se você não tem R$ 174 mil para comprar o robô da Tesla, a versão de 230 reais pode servir
-
Carreira2 dias atrás
Importante nome do Itaú deixa o banco após 27 anos
-
Mundo6 horas atrás
Que tal viajar sem gastar muito? Estudo revela os países mais acessíveis
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Futuro do trabalho: profissões em declínio e oportunidades para 2025