Conecte-se conosco

Economia

Mercado imobiliário tem boom em meio aos juros baixos e quarentena

Taxas de juros do crédito imobiliário reduziram pela metade, indo para 7,6% ao ano em 2020, ante 15,16% de 2016.

Publicado

em

Apesar da crise impulsionada pela pandemia de Covid-19, que afetou diversos setores da economia, o mercado imobiliário vive um de seus melhores anos. A redução das taxas de juros para o menor patamar histórico acabou por facilitar a compra de imóveis, agora mais baratos.

Em quatro anos, as taxas de juros do crédito imobiliário foram reduzidas pela metade, indo para 7,6% ao ano em 2020, ante 15,16% de 2016. Para as construtoras, esses percentuais representam a chegada expressiva de novos clientes em potencial. Entre eles, a população com renda mais baixa, que não teria condições de pagar por um imóvel, mas agora consegue ingressar no setor.  

“O mercado potencial para nossos produtos mais do que triplicou”, disse o presidente da construtora e incorporadora Mitre, Fabrício Mitre. A construtora de São Paulo cresceu a ponto de registrar vendas de R$ 113 milhões no ano. “O consumidor percebe que o preço está defasado e que tem acesso a linhas de financiamento mais baratas. Além disso, a poupança das famílias cresceu, em seis meses as pessoas não foram jantar fora ou viajar”, alega o presidente.

A MRV, maior construtora brasileira em receitas (R$ 3,16 bilhões no primeiro semestre de 2020), tem alcançado recorde de vendas. Se no começo da pandemia a projeção era contrair 50%, entre janeiro a setembro deste ano o resultado foi o contrário, com crescimento de 40% nas vendas. “Já estávamos com a empresa preparada para vendas digitais há algum tempo. Entramos em abril com uma agressividade ainda maior em preços e investimentos no digital”, informa o presidente da MRV, Rafael Menin.

Além disso, o cenário positivo do setor incentivou até a Gafisa, que estava desde 2018 sem lançar nenhum empreendimento novo. Após a saída do coreano Mu Hak You, que tinha mudado a diretoria e conselho do empreendimento, abalando a sua estrutura, e a venda de sua participação para a Planner Corretora, a Gafisa se reformulou e anunciou o lançamento. “A nova gestão entrou no ano passado para revisitar todos os projetos e melhorar cada produto, dos apartamentos à área comum”, discorre o vice-presidente de Operações da Gafisa, Guilherme Benevides.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS