Conecte-se conosco

Empresas

Mercado Radar movimenta mais de R$600 mi em lojas do Mercado Livre

Publicado

em

O Mercado Radar surgiu no começo de 2020 com a premissa de potencializar as vendas online de empresários que trabalham na plataforma de e-commerce Mercado Livre. Mais de quatro mil vendedores já utilizaram a plataforma e viram as vendas crescerem três vezes em menos de seis meses.

No total, mais de 600 milhões de reais em vendas foram movimentados no período. “Por meio da nossa inteligência de dados, mostramos os produtos mais vendidos, preços e tendências das mais variadas categorias de vendas do Mercado Livre. Dessa forma, orientamos os vendedores a entenderem de fato o que vai dar lucro. Chega de escolher produto que vai ficar estocado, já estamos monitorando mais de 25 milhões de produtos no nosso software”, explica Sandro Wiggers, CEO da Mercado Radar.

Mercado Radar movimenta mais de 600 milhões de reais em lojas do Mercado Livre

.

Mercado Livre

A Mercado Radar foi criada pelos irmãos Sandro e Rodrigo Wiggers, ambos analistas de dados, junto com o designer Andrei Alves. A ideia surgiu de uma movimentação simples, quando Rodrigo Wiggers comprou alguns fones de ouvido para vender e percebeu que o produto não tinha saída.

“Quando começamos a pesquisar, identificamos os motivos pelos quais os fones não eram vendidos. A escolha da cor, preço, marca e modelo, por exemplo, influencia diretamente na demanda do público, que é muito dinâmica. Por isso, os dados atualizados ajudam os vendedores a entender quais os melhores produtos e preços praticados pelo mercado”, afirma Rodrigo Wiggers.

Pesquisa

De acordo com pesquisa feita pela Marketingsignals.com quase 70% dos e-commerces acabam falindo por escolher a mercadoria errada. Os criadores afirmam ainda que a união de dados estratégicos de mercado atrelada ao monitoramento de produtos é o que faz com que não haja erro na hora de escolher o que vender.

“Muitas vezes, os vendedores caem em erros simples na hora de escolher os produtos que comercializarão. A Mercado Radar ajuda, por meio da interpretação dos dados, qual o produto que vai de fato vender naquele momento. Fornecemos todas essas informações de forma centralizada, ou seja, o cliente não precisa ficar pesquisando ou buscando fontes diferentes para entender a relevância da mercadoria. É possível fazer a análise de dados de acordo com a necessidade. Costumamos dizer que o software é self service, ou seja, o cliente pode fazer a análise que bem entender”, conta Sandro Wiggers.

Objetivo

O objetivo do software vai além da escolha do produto, a Mercado Radar ajuda na precificação e na reputação do vendedor dentro do Mercado Livre. Além disso, o software fornece diariamente indicadores de desempenho das lojas e sincroniza os estoques em tempo real, evitando o serviço que normalmente é manual e moroso. Essas ações têm impacto direto na reputação da loja dentro da plataforma.

Toda informação fornecida pelo Mercado Radar é feita por meio de tecnologias de Big Data e traduzidas em uma interface simples pelo designer Andrei Alves. “Aqui, usamos muito do design para deixar a experiência de uso mais simples para os nossos usuários. Sabemos que muitas pessoas têm dificuldade em analisar e interpretar números, por isso, a necessidade de ter o design como um pilar estratégico da empresa”, afirma Andrei.

Investimento Anjo inspira crescimento

Uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen mostra um crescimento de 47% nas vendas do e-commerce no 1º semestre de 2020, o maior crescimento em 20 anos. Esse crescimento tem chamado atenção de investidores que procuram startups que atuam nesse setor. E o crescimento rápido e sustentável da Mercado Radar nesse sentido foi o que chamou atenção da Poatek Ventures. Em apenas um ano, a startup já recebeu investimento e espera crescer 15 vezes ainda em 2021. De acordo com os fundadores da Mercado Radar, o fit da tecnologia proposta pelo software em conjunto com a cultura do fundo investidor foi fundamental para a concretização dessa parceria.

De acordo com Sandro, há vagas abertas para o time da Mercado Radar e esforços para que o software se adapte cada vez mais a necessidade dos clientes. “Sabemos como o setor é dinâmico e precisa de atualizações quase que em tempo real. A parceria com a Poatek Ventures permite não só apenas o nosso crescimento como também a aprimoração da nossa tecnologia”, finaliza Wiggers.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS