Conecte-se conosco

Política

Novo Bolsa Família terá o ‘maior valor possível’, diz ministro

Ministro da Cidadania, João Roma, afirma que o valor médio do Bolsa Família após reformulação será o mais alto possível.

Publicado

em

Bolsa Família tem calendário 2021 liberado; veja as datas

A reformulação do Bolsa Família é discutida há meses pelo governo federal, que ainda não tomou todas as decisões sobre as mudanças previstas. Uma das dúvidas centrais possivelmente é o valor médio do programa, que segundo declarações recentes deve subir bastante.

Leia mais: Saiu! Confira o calendário da 5ª, 6ª e 7ª parcela do auxílio emergencial para este grupo

Na última quarta-feira, 28, o Ministro da Cidadania, João Roma, e o Ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniram para discutir o assunto. Ao deixar o local, Roma falou sobre as mudanças, confirmando que os pagamentos devem começar em novembro.

Mas o ministro não quis fazer afirmações sobre o ticket médio do benefício, limitando-se a dizer que ele será o mais alto possível. “A questão do ticket médio e do valor desse programa será eventualmente tratado com a área econômica mais à frente”, afirmou Roma.

Pressões

Também em entrevista recente, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que o governo precisa acelerar a estruturação do novo Bolsa Família. Segundo ele, o Congresso não dispõe de muito tempo para aprovar o projeto, que só pode ser votado após o envio do texto pelo Planalto.

Embora sua equipe evite fazer afirmações sobre valores, o presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar mais de uma vez que o valor do novo Bolsa Família será de R$ 300. As declarações têm gerado problemas dentro do Ministério da Economia, que não encontra uma fonte de financiamento robusta o bastante para custear o montante.

O programa social atualmente paga uma média de R$ 190 por mês e atende mais de 14 milhões de beneficiários.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS