Conecte-se conosco

Bancos

Novo golpe do INSS; o que é e como evitar!

Um novo golpe está sendo aplicado referente ao benefício do INSS, utilizando a prova de vida. Confira o que está ocorrendo!

Publicado

em

Não é novidade para ninguém que, todo ano, basicamente, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) necessitam ter atenção, visto que existem inúmeros golpes aplicados por criminosos referente a esse benefício, principalmente, focado nos idosos.

Veja também: Como é o cálculo no INSS para Benefícios por incapacidade?

Em vista disso, um novo golpe referente ao INSS está sendo aplicado, e, ao que tudo indica, a nova estratégia dos criminosos é fazer o uso da prova de vida, com a finalidade de furtar informações de vítimas que recebem o benefício.

Dessa maneira, os bandidos vêm agindo por intermédio de ligações telefônicas, além de utilizar, também, o aplicativo de mensagens WhatsApp. Em síntese, em fevereiro deste ano, a prova de vida passou a ser feita por um cruzamento de dados do beneficiário, sem precisar ir na agência como era feito geralmente. Devido a essa mudança, os criminosos estão aplicando o golpe.

Como eu faço para não cair nesse golpe?

Para evitar cair em um golpe desses, é preciso, fundamentalmente, atentar-se as seguintes orientações:

  • Evite clicar em links que são mandados no WhatsApp, SMS, ou e-mail de contatos que você não conhece;
  • Confira sempre o remetente de qualquer e-mail;
  • Evite fazer o compartilhamento de dados pessoais, bancários ou até mesmo endereço por meio de ligações e mensagens;
  • Caso receba uma proposta de crédito, entre em contato com essa instituição através dos veículos oficiais de atendimento.

Destarte, caso você sofra acabe tornando-se vítima desse golpe, a orientação que você deve seguir é: procure uma instituição financeira e registre uma queixa no site da política (BO).

Além disso, tente solicitar o bloqueio da contratação de forma virtual através do Meu INSS ou ligando na central de atendimento pelo número 135.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS