Empresas
Novonor recebe proposta pela Braskem
Nelson Tanure é o interessado.
A Novonor, antiga Odebrecht, informou que recebeu uma proposta não vinculante do fundo Petroquímica Verde, ligado ao empresário Nelson Tanure, para a aquisição do controle da Braskem (BRKM5). O anúncio foi feito por meio de fato relevante após questionamentos da própria Braskem sobre notícias veiculadas na imprensa.
Segundo o comunicado, a proposta prevê a transferência da participação da Novonor, que atualmente detém 50,1% das ações com direito a voto da Braskem, o que permitiria ao fundo assumir o controle indireto da petroquímica. O acordo prevê cláusulas de exclusividade nas negociações e está sujeito à análise de outras partes envolvidas, como a Petrobras, que possui 47% do capital votante da companhia.
“Nosso compromisso é com o longo prazo, com a indústria nacional e com a construção de uma Braskem ainda mais forte”, afirmou Tanure em nota. Conhecido por investir em empresas em reestruturação, o empresário disse que a transação está condicionada à superação de desafios como o impasse jurídico e ambiental em Alagoas, a modernização dos polos petroquímicos da Bahia e do Rio de Janeiro, e a redução do nível de endividamento da companhia.
A tentativa de venda da fatia da Novonor na Braskem se arrasta há anos. A companhia já esteve em tratativas com diversos interessados, como a estatal Adnoc (dos Emirados Árabes Unidos), a LyondellBasell, a Unipar Carbocloro e a J&F, sem sucesso.
A empresa
Fundada em 2002, a Braskem é a maior petroquímica da América Latina e uma das principais produtoras de resinas termoplásticas do mundo. Com unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha, a companhia atua na produção de polietileno (PE), polipropileno (PP) e PVC, além de produtos químicos industriais como eteno, propeno, butadieno, benzeno e soda cáustica. Também é pioneira na produção de plástico verde, feito a partir da cana-de-açúcar. A Braskem é controlada pela Novonor e tem como sócia relevante a Petrobras.

-
Finanças17 horas atrás
‘Foi presente de Deus’: mulher recebe transferência por engano e gasta R$ 2,4 milhões em 6 horas
-
Economia2 dias atrás
Limite de compras no exterior: o que você pode trazer sem pagar impostos?
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Não tenho informe de rendimentos: posso declarar Imposto de Renda mesmo assim?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Jovens da Geração Z apostam no setor público, onde ganham até 43% mais
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Novas regras para trabalho em feriados: entenda o que mudará em breve
-
Agronegócio24 horas atrás
Amigas do frio: 5 plantas ornamentais para cultivar no inverno e embelezar sua casa
-
Cotidiano15 horas atrás
Passageiros ‘apressadinhos’ em voos podem ser punidos por nova legislação
-
Curiosidades1 dia atrás
Qual é a fortuna do Rei Charles III? Patrimônio tem um mistério que o cerca