Conecte-se conosco

Finanças

Nubank alerta clientes sobre golpe da “Transferência em dobro” no Pix

Golpistas estão espalhando mensagens e vídeos alegando que existe uma falha que permite ao usuário receber o valor dobrado na transferência.

Publicado

em

O Pix é o novo sistema de pagamento eletrônico instantâneo desenvolvido pelo Banco Central. Criado para facilitar os pagamentos e transferências, ele se tornou o alvo de muitos criminosos que se aproveitam da novidade para aplicar golpes. Recentemente, o Nubank denunciou em seu site um dos golpes envolvendo o Pix.

De acordo com a fintech, golpistas estão espalhando mensagens e vídeos alegando que existe um bug, ou seja, uma falha de software no Pix ou no sistema do banco na qual o usuário recebe dinheiro em dobro em sua conta ao realizar transferências utilizando a chave aleatória. No entanto, os códigos informados nas mensagens são as próprias chaves Pix dos criminosos.

Desta forma, segundo o Nubank, as vítimas acabam transferindo dinheiro para os golpistas. “Na mensagem, os criminosos explicam que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para determinadas chaves específicas – e, em seguida, eles compartilham supostos números que funcionam”, alerta a fintech, acrescentando que “Quem transfere o dinheiro para as chaves para ‘testar’ se o bug funciona está, na verdade, mandando dinheiro para os golpistas”.

O Nubank finalizou o alerta ressaltando que não existe qualquer falha no sistema que possibilite a transferência em dobro pelo Pix. “Em resumo: não existe o tal bug do Pix ou das chaves aleatórias. Os criminosos usam a chamada ‘engenharia social’, o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber transferências”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS