Conecte-se conosco

Investimentos

O que são debêntures? Entenda como funcionam, vantagens e como investir

Investimento em produto da renda fixa deve ser feito por meio da corretora, com taxas prefixadas ou pós-fixadas.

Publicado

em

Debêntures

As debêntures fazem parte dos investimentos da renda fixa, mas com rentabilidade superior aos demais ativos de renda fixa e risco proporcional. Esse tipo de investimento se classifica como títulos emitidos pelas empresas para que sejam captados recursos para aplicar em alguns projetos. 

Portanto, as debêntures são títulos de dívidas de médio e longo prazo, cuja emissão visa recolher capital para diversos fins – aumento de capital, pagamento de dívidas, financiamento de projetos, entre outros. Além disso, a sua emissão é mais vantajosa do que a contratação de empréstimo com instituições financeiras.

E ainda que possuam taxas prefixadas ou pós-fixadas, é possível ter ciência de qual será o rendimento anual do título. Assim, ao aplicar em debêntures, o investidor passa a ser um credor da instituição, tendo em vista que adquiriu um título de dívida. 

O investimento em debênture deve ser feito por meio da corretora de investimentos, necessitando a abertura de conta. A recomendação é que se observe o prazo do investimento, que deve ser nivelado aos seus objetivos, assim como a empresa emissora da debênture, para mensurar o risco da aplicação.

São vários os tipos de debêntures, cujas características variam entre si, influenciando no resultado final. Os principais são os debêntures conversíveis, que em certo prazo ou vencimento do título podem converter em ações da companhia; debêntures não conversíveis ou simples, que são o oposto da anterior; e debêntures permutáveis, que permite no vencimento do título optar por receber em pagamento, ações ou ativos da empresa, no lugar de valor aplicado e juros.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS