Conecte-se conosco

Economia

Pagamento por apps: Entenda o que são carteiras digitais e conheça as principais

Também conhecidas como wallets, transações dispensam uso do dinheiro e são feitas sem contato físico com cartão.

Publicado

em

Carteiras digitais

As carteiras digitais, também chamadas de wallets, ganharam vez no cenário da pandemia de covid-19. Isso em função do incentivo ao isolamento social, para amenizar o contágio do novo coronavírus, e a recomendação de evitar o contato físico com cartão e manuseio de dinheiro.

A forma de pagamento, disponível em aplicativos para celulares, possibilita transações eletrônicas por meios digitais, sem a necessidade de contas bancárias. Assim, é possível fazer pagamentos por aproximação, transferir dinheiro, pagar conta, fazer recargas e até mesmo investir.

“É um novo meio de pagamento, totalmente digitalizado; uma espécie de conta que permite fazer pagamentos rápidos e sem custos”, destaca a economista do canal Econoweek, Yolanda Fordelone. “Um outro ponto importante é a segurança, pois os dados das contas digitais são criptografados, e não é preciso compartilhar dados como no cartão de crédito”, acrescenta.

Além disso, algumas carteiras digitais têm sido empregues para solucionar, de maneira legal, a limitação do uso do auxílio emergencial. Criada pela Caixa Econômica Federal, a restrição bloqueia saques e transferências do benefício por determinado período. Já com o uso dos wallets, é permitido gerar boletos e utilizar as quantias de outras formas, no período restrito. 

“A conta digital resolve o problema do mundo desbancarizado, veio para dar uma solução para o serviço bancário completo”, observa CEO da Uzzo Pay, Thiago Lucena. Entre os exemplos de carteiras digitais estão a Uzzo Pay, especializada em criptomoedas; o PicPay, já bastante conhecido; Mercado Pago; Neon; Iti; Recarga Pay; Google Pay; Samsung Pay; Apple Pay; entre outras. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS