Conecte-se conosco

Agronegócio

Para quem ama plantas, você já conhece a amor-perfeito? Saiba como cuidar

Saiba qual é o significado dessa flor tão delicada e o que ela pode atrair para a sua vida.

Publicado

em

Essa planta é fácil de se cultivar e ótima para paisagismo. É ideal para quem quer colorir a casa ou o jardim, podendo enfeitar janelas, quintal ou varanda.

Se desenvolvem em vasos, canteiros e jardineiras, então é possível adaptá-la a sua necessidade ou gosto pessoal.

Ela faz parte de uma família chamada violáceas, que engloba mais de 500 espécies, entre elas a tão conhecida violeta. Originalmente, os amores-perfeitos surgiram na Europa e na Ásia.

Acredita-se que a planta surgiu no século XIX, na Inglaterra, e sua popularidade se deu graças a um livro de Shakespeare, “Sonhos de Uma Noite de Verão”, em que a flor é utilizada para criar uma poção do amor.

Significado da flor

O significado dessa bela flor “um amor que não se esquece”. Essa definição romântica surgiu na França, onde os homens costumavam presentear suas namoradas com a flor antes de suas viagens, para que, dessa maneira, elas não se esquecessem deles.

Mas essa planta tão bonita e com uma simbologia romântica também já foi utilizada para a confecção de cosméticos e de remédios na Grécia Antiga.

Características

Cientificamente, a flor leva o nome de viola tricolor, isso porque comumente possui três diferentes cores em suas pétalas. Na natureza, é possível encontrar essas flores nas cores violeta, amarelo e branco. Porém, o homem foi capaz de criar diferentes cores da flor em laboratório, ampliando a variação.

Essas flores possuem, em média, entre 15 e 25 centímetros de altura, com suas pétalas medindo cerca de 6 centímetros.

Cuidados

Para cuidar bem das suas flores, é necessário se atentar. As amores-perfeitos gostam de receber o sol diretamente nelas, porém também podem se adaptar a lugares com meia-luz. No entanto, é necessário garantir que elas fiquem num lugar com iluminação natural.

Quanto às regas, elas devem ser regulares, para manter o solo sempre úmido, mas evite deixá-lo encharcado. Se estiver muito quente, aumente a frequência com que costuma regar a planta.

Falando em temperatura, essa flor prefere um clima mais ameno. Temperaturas acima de 25º C não agradarão muito essa planta.

É importante lembrar que a amor-perfeito precisa de podas regulares, sendo essa a poda de limpeza, que remove as partes mortas e sem vida, como folhas e flores.

A planta floresce mais facilmente no outono e na primavera, por causa do clima ameno. No inverno é possível que haja flores, desde que não esteja muito frio. Já no calor intenso do verão essa planta não costuma florescer.

Um fato interessante é que a amor-perfeito é uma planc (Planta Alimentícia Não Convencional) ou seja, ela pode ser consumida ou utilizada para enfeitar os mais diversos pratos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS