Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras conclui venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM)

A transação se deu com a MC Brazil Downstream Participações, do grupo Mubadala Capital

Publicado

em

Crédito: redebrasilatual

A Petrobras concluiu a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), conforme documento encaminhado ao mercado.

De acordo com a petroleira, trata-se do ativo e seus ativos logísticos associados, localizados no estado da Bahia, para a MC Brazil Downstream Participações S.A., empresa do grupo Mubadala Capital.

Também disse que após o cumprimento de todas as condições precedentes, a operação foi concluída com o pagamento de US$ 1,8 bilhão para a Petrobras, valor que reflete o preço de compra de US$ 1,65 bilhão, ajustado preliminarmente em função de correção monetária e das variações no capital de giro, dívida líquida e investimentos até o fechamento da transação.

E acrescentou que o contrato ainda prevê um ajuste final do preço de aquisição, que se espera seja apurado nos próximos meses.

Petrobras

Ainda de acordo com o documento, esta venda está em consonância com a Resolução nº 9/2019 do Conselho Nacional de Política Energética, que estabeleceu diretrizes para a promoção da livre concorrência na atividade de refino no país, e integra o compromisso firmado pela Petrobras com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para a abertura do setor de refino no Brasil.

Para o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, a conclusão da venda reflete a importância da gestão de portfólio e fortalece a estratégia da companhia. “Essa operação de venda é um marco importante para a Petrobras e o setor de combustíveis no país. Acreditamos que, com novas empresas atuando no refino, o mercado será mais competitivo e teremos mais investimentos, o que tende a fortalecer a economia e gerar benefícios para a sociedade.

É também parte do compromisso firmado pela Petrobras com o CADE para a abertura do mercado de refino. Do ponto de vista da companhia, é um avanço na sua estratégia de realocação de recursos. No segmento de refino, a Petrobras vai se concentrar em cinco refinarias no Sudeste, com planos de investimentos que a posicionará entre as melhores refinadoras do mundo em eficiência e desempenho operacional”.

A Acelen, empresa criada pelo Mubadala Capital para a operação, assumirá a partir desta quarta (1º).

A Petrobras está na bolsa brasileira (B3) sob o ticker PETR4.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS