Conecte-se conosco

Commodities

Plantio de soja no Brasil avança mais de 5 mi ha em uma semana, mas continua atrasado

AgRural responsabilizou a falta de chuvas pelo atraso nos trabalhos de plantio.

Publicado

em

O plantio de soja no Brasil progrediu 15% em uma semana, aproximadamente 5,6 milhões de hectares, para 23% da área esperada para a safra 2020/21, disse a AgRural nesta segunda-feira.

Segundo a consultoria, ainda há certo atraso em razão do adiamento do início dos trabalhos devido à falta de chuvas. Contudo, as chuvas que chegaram ao Brasil possibilitaram um avanço na semeadura, acrescentou a AgRural.

“Mesmo assim, ainda há atraso na comparação com o ano passado e a média de cinco anos”, afirmou.

O Paraná, que agora lidera o plantio entre os Estados, foi o que mais avançou e já registra 51% de sua área semeada.

“Mas o Estado precisa de chuvas generalizadas nos próximos dias para assegurar boas condições de germinação e desenvolvimento inicial das lavouras”, acrescentou.

Também foi observado um bom avanço nos Estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, mas todos eles continuam atrasados ante o ano passado, especialmente o Mato Grosso.

“Mas, com boas chuvas nos radares, espera-se que o ritmo das plantadeiras do Centro-Oeste aumente ainda mais nos próximos dias”, explicou a consultoria.

Milho

Já a semeadura da primeira safra de milho da safra 2020/21 atingiu 46% da área estimada para o centro-sul do Brasil na quinta-feira, frente 44% uma semana antes e 51% em igual período de 2019.

O plantio, que permanece concentrado nos três Estados da região Sul, está próximo do fim.

“As lavouras se desenvolvem bem no Paraná, mas Rio Grande do Sul e Santa Catarina precisam de chuva com urgência para limitar a perda de potencial produtivo que já se percebe em áreas semeadas em agosto e setembro” afirmou a AgRural.

Para esta semana, são esperadas chuvas no Sul do Brasil, com previsão de maiores volumes para o Rio Grande do Sul, de acordo com a Refinitiv.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS