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Economia

Potenciais compradores do TikTok discutem 4 opções para estruturar o negócio, apontam fontes

Na semana passada, a China revisou suas regras de controle de exportações para restringir a venda de tecnologia do país.

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Os potenciais compradores do TikTok estão debatendo quatro opções de estruturar uma aquisição com sua proprietária chinesa ByteDance, após a China suspender as negociações que poderiam chegar a 30 bilhões de dólares, informaram fontes. As discussões incluem a compra de suas operações nos Estados Unidos sem a inclusão de softwares importantes.

Na última semana, Pequim revisou suas regras de controle de exportações para restringir a venda de tecnologia chinesa, como a utilizada pelo TikTok para recomendar vídeos para os usuários. O movimento gerou dúvidas sobre se isso vetaria a venda do aplicativo e deu mais tempo para que Microsoft e Oracle pudessem pensar sobre a compra.

A expectativa anterior da ByteDance era de escolher um comprador para os ativos do TikTok até esta semana e de fechar o negócio até meados de setembro.

A discussão entre as partes agora está focada em quatro maneiras de estruturar o negócio, disseram fontes, mas ainda não se sabe se alguma delas será levada adiante.

Para contornar as regras de controle de exportação da China, uma das possibilidades em discussão é vender o TikTok sem o algoritmo que utiliza para fazer recomendações aos usuários, o que seria uma aposta significativa para a Microsoft e a Oracle, que teriam de encontrar um substituto rapidamente.

Outra opção é estabelecer um período de transição de até um ano com o Comitê de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos (CFIUS), que supervisiona as negociações, ainda segundo as fontes, mas ainda não é possível saber se a China permitiria isso dentro do prazo exigido.

A terceira opção apontada pelas fontes é buscar a aprovação do país asiático para transferir o algoritmo do TikTok ao comprador de seus ativos nos EUA, o que amplificaria o risco geopolítico do negocio, dado o agravamento das relações entre os dois países.

A quarta e última possibilidade na mesa é o licenciamento do algoritmo da ByteDance para o comprador. No entanto, isso pode preocupar a CFIUS, que deseja que a ByteDance encerre seu relacionamento com o TikTok nos EUA.

Nenhuma das empresa envolvidas quis falar sobre o assunto, enquanto a Casa Branca, a CFIUS e o Departamento de Comércio da China ainda não se pronunciaram sobre os pedidos de explicações.

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