Conecte-se conosco

Automobilística

Preço do carro elétrico vai diminuir com redução do ICMS?

Entenda como a diminuição da alíquota do imposto sobre mercadorias e serviços pode afetar o setor de carros elétricos no estado.

Publicado

em

Em São Paulo uma notícia deixou a indústria de carros elétricos otimista. Foi anunciada a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor. O governo estadual decidiu reduzir o imposto cobrado de 18% para 14,5%. A nova alíquota passa a valer em 2022 em todos os setores geradores de emprego.

Leia mais: ICMS é o vilão? Veja quanto custariam a gasolina e o diesel se o tributo fosse zerado

Preço do carro elétrico vai baixar?

A informação despertou a esperança de que os preços dos veículos elétricos despenquem. Afinal, um modelo eletrificado ainda está restrito para poucos consumidores de alto poder aquisitivo.

Os veículos elétrico mais simples, menores e mais baratos não custam menos de R$ 150 mil. As versões de alto desempenho ultrapassam a casa dos R$ 300 mil facilmente. Assim, não é qualquer cidadão que tem reservas suficientes para adquirir um veículo elétrico.

Embora o ICMS incida com menor porcentagem sobre a indústria, o preço não deve ser afetado. Pois é, a informação vem como um balde de água fria, mas é o que afirmam os especialistas do setor.

Carros elétricos caros

A iniciativa paulista deve gerar um pequeno impacto no custo final do carro na concessionária. Porém, o montante não deve de fato baratear o preço do veículo, afirmam os técnicos da área.

Na opinião de quem estuda o assunto, seria necessária uma força maior do governo federal. Diante da atual crise de energia, com a alta contínua dos combustíveis, é preciso incentivar outras áreas. Os carros elétricos garantem mais autonomia, facilidades e menos danos ao meio ambiente.

Diversos países pelo mundo incentivam a compra de carros eletrificados. É o caso do Reino Unido e demais países europeus. No final, a compra é vantajosa para as próprias nações. Há menos poluição, mais empregos, mais produtividade etc.

A ação tomada pelo governo de São Paulo deverá servir de exemplo para outros estados. Porém, o esforço também tem que vir do governo federal.

Tendência

De acordo com o Google, a procura por carros elétricos aumentou 1.600%. Além disso, este mercado foi praticamente o único que cresceu em meio á crise. Todos os dias, as principais montadoras revelam novos projetos elétricos.

A própria General Motors afirmou que o processo de eletrificação será de 100% até 2030. Da mesma forma, a Audi lançou o último modelo que terá motor exclusivo à combustão.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS