Conecte-se conosco

Economia

Preço do etanol hidratado sobe pela 5ª semana nas usinas de SP e do anidro pela 6ª, diz Cepea

Etanol hidratado fechou a 2,0452 reais por litro entre 19 e 23 de outubro, mostrou o Cepea/Esalq.

Publicado

em

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) informou nesta segunda-feira que os preços do etanol hidratado nas usinas do Estado de São Paulo subiram pela quinta semana seguida, com a entressafra no centro-sul se aproximando e aumentando os valores, além de chuvas que prejudicaram a colheita em algumas regiões.

O indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado ficou em 2,0452 reais/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins) entre 19 e 23 de outubro, salto de 1,50% em relação ao período anterior.

Já o indicador do anidro, misturado à gasolina, terminou a semana a 2,3792 reais/litro (sem PIS/Cofins), disparada de 2,78% frente a semana anterior e o sexto avanço consecutivo.

“A oferta de etanol está mais ajustada neste período de proximidade de final de safra, cenário que mantém em alta os preços do biocombustível no Estado de São Paulo”, explicou o Cepea.

“Além disso, chuvas em algumas regiões paulistas no início da semana passada paralisaram pontualmente a produção, reforçando a diminuição na oferta”, acrescentou.

As distribuidoras, por sua vez, fizeram compras pontuais, uma vez que ainda há volumes relativamente grandes adquiridos em semanas anteriores e que precisam ser escoados das bases.

“O que vem surpreendendo os agentes do mercado é o fato de alguns negócios estarem sendo fechados com o produto a ser retirado em novembro ou dezembro, quando se acredita que a demanda esteja mais aquecida. Esse tipo de negócio não era observado em anos anteriores”.

Embora tenha sido registrado acréscimos, os preços médios do hidratado e do anidro na parcial deste ano-safra 2020/21, compreendido de abril/2020 até a semana passada, permanece aquém dos vistos em igual período de anos anteriores.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS