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Agronegócio

Preço do leite pago aos produtores registra queda de 0,6%

Litro na “Média Brasil” foi cotado a R$ 2,1093 

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Em dezembro do último ano, o preço do leite pago aos produtores em janeiro registrou queda de 0,6% ante o mês anterior, pressionado pela demanda enfraquecida. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), o litro na “Média Brasil” foi cotado a R$ 2,1093.

Comparado ao mesmo período de 2021, o valor ficou 5,6% abaixo do valor registrado com menor patamar na prática desde março do ano passado, estreitado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, o Cepea observou que, embora a queda nos preços ao produtor seja típica para esta época do ano, ela não está relacionada ao excesso de oferta.

A tendência de dezembro e janeiro foi de aumento dos estoques devido às dificuldades em obter boa liquidez, exigindo menores ofertas negociadas com os canais de distribuição. Dessa forma, a entidade atribuiu a situação à fragilidade da demanda láctea e à perda de poder aquisitivo no mercado interno.

Em dezembro, os preços dos lácteos oscilaram, com tendência de queda no estado de São Paulo, segundo levantamento feito pelo Cepea em cooperação com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). 

Mesmo assim, os preços do leite UHT e do leite em pó não recuaram na média do mês: foram 1,1% e 0,8% superiores, respectivamente, à média de novembro. Já a mozarela caiu 5,7% no mesmo período. 

Além disso, o centro de estudos avalia que as irregularidades nas condições de chuvas reduziram a qualidade da ração animal ao mesmo tempo em que aumentaram o preço dos insumos. 

Nesse caso, o aumento dos preços das commodities e a desvalorização do real em relação ao dólar levam a maiores custos de insumos. 

Segundo o Cepea, com o Índice de Captação de Leite (ICAP-L) da entidade caindo 1,9% de novembro para dezembro, a oferta de leite do setor segue esgotada, o investimento na pecuária leiteira fica comprometido e o potencial de produção se perde.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

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