Conecte-se conosco

Agronegócio

Problemas no clima podem afetar colheita de grãos, segundo Conab

Produção total de milho e de feijão deve ser 0,7% menor e chegar a 252,3 milhões de toneladas na safra 2020/21

Publicado

em

A expectativa da colheita dos grãos no Brasil no ciclo 2020/21 será abaixo do esperado. É o que informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os fatores climáticos que atingiram as lavouras de milho e feijão ocasionaram a queda das produções.

Segundo a estatal responsável por gerir políticas agrícolas no país, a colheita total deve chegar a 252,3 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 0,7% em relação à projeção de agosto. O volume também é 1,8% menor se comparado com a safra passada.

Segundo o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, essa foi a safra mais difícil dos últimos 30 anos. “Tivemos chuvas tardias no início do plantio, chuvas na colheita, seca, geadas, pragas, mas, mesmo assim, tivemos recordes em produções como soja e arroz”, afirmou.

Ainda de acordo com a entidade, as perdas ocorreram, principalmente, devido à seca prolongada e as geadas registradas no Centro-Sul do país.

No caso do milho, a produção total estimada é de 85,7 milhões de toneladas, volume 16,4% menor que em 2019/20, quando fechou em 102,5 milhões de toneladas. A cultura do feijão, também bastante atingida pela instabilidade climática, terá sua produção total estimada em 2,86 milhões de toneladas, volume 11,4% menor que a obtida na safra anterior.

Por outro lado, duas produções se destacaram. A primeira foi a de soja, que acabou por registrar uma produção recorde estimada em 135,9 milhões de toneladas, o que equivale a um aumento de 8,9% em relação à safra passada. O arroz também teve saldo positivo. Nesta safra, sua produção foi estimada em 11,75 milhões de toneladas, o que representa um volume 5% superior ao produzido na temporada anterior.

Tais números fizeram equilibrar os resultados totais da safra.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS