Conecte-se conosco

Economia

Projeto que prevê isenção de IPVA para motos gera polêmica

Texto do projeto diz que a isenção do IPVA para motos de até 150 cilindradas pode facilitar o acesso de quem vive em áreas mais distantes.

Publicado

em

Um projeto de lei que prevê a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos de até 150 cilindradas está no Senado Federal. O assunto tem gerado polêmica e dividido opiniões, já que alguns estados são contra o projeto.

Leia mais: Conversão de carro para kit gás pode abater valor pago no IPVA

O projeto de lei já foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos e agora vai ser votado no plenário da casa. O texto do projeto diz que a isenção do IPVA para motos de até 150 cilindradas pode facilitar o acesso de quem vive em áreas mais distantes, ou até mesmo na zona rural.

Além disso seria uma forma de facilitar a locomoção de pessoas, principalmente em cidades onde o transporte público é mais precário.

Isenção de IPVA

Em decorrência do alto valor para a compra de carros, assim como pelo preço dos combustíveis nas alturas, a saída encontrada por muitos brasileiros tem sido o transporte por meio das motos.

Considerando isso, o projeto de lei que prevê a isenção do IPVA para motos de até 150 cilindradas poderia facilitar o acesso a esse meio de transporte.

Porém, o projeto tem sido criticado pelo fato de não atingir alguns modelos de motos que são os mais acessíveis e mais vendidos hoje no Brasil. É o caso da CG e a Bros. Nem as motos da Honda de 160 cilindradas.

Dessa forma, a isenção do IPVA acabaria por fomentar a venda de determinadas marcas e dificultar de outras. Ou seja, seriam fatores relevantes para os consumidores na hora de fazerem a escolha de qual moto comprar.

Além disso, alguns estados se preocupam com a isenção do IPVA por ser um tributo estadual. Dessa forma, cada um tem uma alíquota e a isenção poderia impactar de forma mais pesada para alguns estados.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS