Conecte-se conosco

Economia

Prova de vida de beneficiários do INSS é mantida até dezembro; entenda!

Faltam ainda 12,3 milhões de pessoas para realizar o procedimento

Publicado

em

No último dia 11 de agosto, foi aprovado pelo Senado Federal o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei que suspende até 31 de dezembro de 2021 a exigência de comprovação de vida dos beneficiários perante o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Leia mais: “Salvação dos roxinhos”: Conheça a próxima novidade do Nubank

Trata-se da prova de vida realizada para que o segurado continue a receber os benefícios. O projeto de lei 385/2021 será encaminhado à sanção do presidente da República.

O texto  propõe que a ligação telefônica para o segurado pedir benefícios deverá ser gratuita, por ser considerada de utilidade pública, seja de telefone fixo ou celular.

Prova de Vida

De acordo com o INSS, até meados do mês de junho, dos 36 milhões de segurados, 23,6 milhões já haviam realizado a prova de vida, faltando ainda 12,3 milhões de pessoas.

A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e ocorre uma vez por ano. Devem realizar esse procedimento os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS