Conecte-se conosco

Economia

Quarta alta da Selic se aproxima: Veja o que fazer com seus rendimentos

Subida deve ser de 0,75 ponto percentual, o que fará a taxa aumentar de 4,25% para 5% ano. Porém, economistas apostam em um reajuste maior.

Publicado

em

Quem possui dinheiro aplicado em renda fixa passará a ganhar um pouco mais de remuneração a partir desta quarta-feira, 4. Isso porque o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) pode aumentar a taxa básica de juros, a Selic, pela quarta vez consecutiva.

Veja também: Mercado acredita que Selic pode subir 100 pontos ou mais; Vejas as previsões

A subida deve ser de, no mínimo, 0,75 ponto percentual, o que fará a taxa aumentar de 4,25% para 5% ano. No entanto, especialistas do mercado financeiro acreditam que a quantidade de pontos-base pode ser ainda maior – o IPCA-15 de julho mudou as expectativas dos economistas, que aguardam a elevação de 1 ponto percentual, com aumento para 5,25% ao ano.

Dessa forma, quem possui dinheiro investido em títulos públicos atrelados à inflação e papéis de bancos de menor porte, ou voltados para crédito corporativo que pagam uma remuneração adicional à Selic, por exemplo, sairão ganhando com o novo reajuste do indicador.

Opções de investimento

Com as alternâncias do mercado financeiro, gestores econômicos aconselham que o investidor aplique seu dinheiro em ativos que pagam retorno acima da inflação. Além disso, a data de vencimento dos papéis deve estar de acordo com o objetivo do investidor. Quanto maior o prazo, maior será a rentabilidade.

Investir em papéis emitidos por bancos menores, e abrir mão da liquidez, também pode garantir retornos maiores do que aqueles investidos nos títulos públicos. Um exemplo são os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) com remuneração de até 145% do CDI (indicador com percentual bem próximo ao da Selic).

Outra dica é aplicar apenas quantias de até R$ 250 mil por CPF nas instituições. Isso porque até esse valor o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) consegue ressarcir o investidor em caso de falência ou quebra da instituição.

Além da renda fixa, fundos multimercados, voltados para quem deseja variar os investimentos da carteira em busca de um maior retorno, podem ser uma boa pedida. Eles também são administrados por profissionais especializados, que podem investir o dinheiro em moedas, títulos de renda fixa ou ações, fazendo o investidor ganhar cada vez mais dinheiro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS