Conecte-se conosco

Política

Reforma tributária será votada na sexta-feira, diz Lira

Projeto que trata sobre mudanças nas regras do Imposto de Renda e taxação de dividendos será votado até o fim desta semana.

Publicado

em

Receita Federal - Imposto de Renda IRPF

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL) sinalizou na última terça-feira, 3, que a reforma tributária será votada na próxima sexta-feira. A declaração foi dada em uma reunião com o relator da proposta, Celso Sabino (PSDB-PA), e líderes partidários.

Leia mais: Relator propõe gatilho para queda do IRPJ na reforma tributária

Na ocasião, o relatório final e substitutivos foram apresentados aos parlamentares, de acordo com informações da Veja. O projeto não deve encontrar resistência para ser aprovado.

O relator da reforma, o Ministério da Economia e alguns representantes do governo federal ainda buscam o apoio de estados, municípios e empresários.

Críticas

A maior crítica vinda de estados e municípios é uma possível queda na arrecadação. O Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz) enviou uma carta também na última terça-feira solicitando a rejeição da proposta. A iniciativa pode influenciar os votos dos parlamentares.

Os setores empresariais reclamam do aumento no Imposto de Renda para pessoas jurídicas, consequência esperada com a taxação de dividendos em 20%. Em resposta a essa preocupação, a PEC prevê uma redução de 25% para 17,5% do IRPJ em 2022, e outra baixa de 2,5% em 2023, caso a arrecadação do IR supere a inflação.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS