Conecte-se conosco

Commodities

Rural Clima vê chuvas “melhores” para dezembro em áreas agrícolas do Brasil

Publicado

em

Dezembro deve apresentar maiores níveis de chuvas em relação à média histórica em áreas agrícolas após novembro terminar com baixos índices, com precipitações ocorrendo na maior parte do Brasil, o que beneficia plantações como soja, café e cana-de-açúcar, disse nesta terça-feira a Rural Clima.

“Novembro foi considerado um dos piores meses de chuvas da história, algumas regiões acumularam 40 milímetros, quando normalmente acumulam 200, 250 milímetros”, afirmou Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Segundo ele, a partir do próximo final de semana o país deverá receber chuvas generalizadas.

“As esperanças continuam para toda a região produtora de soja, porque os modelos começam a sinalizar uma tendência de chuvas melhores no verão em todo o Brasil”, disse o agrometeorologista. A principal cultura brasileira sofreu para o desenvolvimento e avanço do plantio com a irregularidade de precipitações em novembro.

As chuvas do começo desta semana ainda vão se concentrar no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, bem como no Paraguai, Mato Grosso do Sul e parte do leste paulista.

“Não há previsão de chuva para a região norte do Paraná… e o tempo fica extremamente seco em grande parte das regiões produtoras do Cerrado”, que devem registrar somente pancadas isoladas nesta terça-feira, segundo Santos.

Amanhã, áreas de instabilidade ganham força e as chuvas se estendem para o sul de Minas Gerais, o que favorece lavouras de café ressecadas, e São Paulo, beneficiando cultivos de cana.

Já na quinta-feira, as precipitações retornam nos Estados do Sul do Brasil e São Paulo e Minas Gerais, de acordo com dados do meteorologista em boletim.

No último dia útil da semana, sexta-feira, o sistema de chuvas avança. No sábado, “as tão esperadas chuvas generalizadas” finalmente chegam em grande parte do Brasil, favorecendo áreas agrícolas.

No domingo, a frente fria chega à região Sudeste e há bastante chance de as chuvas ficarem intermitentes ao longo da próxima semana, em grande parte das regiões produtoras.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS