Conecte-se conosco

Agronegócio

Safra 21/22 de soja brasileira deve atingir recorde de 145 milhões de toneladas

A área de plantio da oleaginosa também registrou avanços em vários Estados

Publicado

em

A produção de soja no Brasil deve ser recorde e alcançar um volume estimado de 145 milhões de toneladas. A previsão foi anunciada pela IHS Markit, empresa de consultoria.

A área de plantio da oleaginosa também é superior à última registrada. De 40,5 milhões de hectares avançou para 40,8 milhões, segundo informou a IHS à Reuters. De acordo com Aedson Pereira, analista da consultoria, os Estados que mais se destacaram no crescimento de área foram Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Mato Grosso e Rio Grande do Sul também registraram avanços , impulsionaram o escoamento, mesmo diante das consequências provocadas pelo fenômeno climático La Niña, que ‘respingou’ na produção, mas não chegou a afetar a safra diretamente.

“O sentimento de ampliação da área plantada com a rentabilidade, antecipação das compras de insumos, o investimento que o produtor se predispôs a fazer e olhando os mercados que orbitam a cadeia, temos uma indicação muito forte de que a área deve crescer com intensidade”, afirmou o especialista.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja do Brasil alcançou 135,9 milhões de toneladas na última safra. Dentro desse contexto, destaca-se a produção do Paraná, um dos maiores produtores do grão no país. Por lá, a expectativa é colher 20,96 milhões de toneladas do grão na safra 2021/22, o que representa um avanço em relação ao último ciclo, que foi de 20,95 milhões, de acordo com informações do Departamento de Economia Rural (Deral).

No mesmo comparativo, a área deve crescer 1% e chegar a 5,62 milhões de hectares.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS