Conecte-se conosco

Commodities

Safra de soja 2020/21 no Brasil continua prevista em 132,6 mi t, mas pode sofrer atraso

Safra de soja do Brasil em 2020/2021 deve atingir 132,6 milhões de toneladas.

Publicado

em

A consultoria StoneX projetou nesta quinta-feira que a safra de soja do Brasil em 2020/2021 deve atingir 132,6 milhões de toneladas, mantendo sua estimativa frente ao número de setembro, mas avisou sobre possíveis atrasos na colheita acarretados pela falta de chuva, que atrasou o plantio.

“O início do plantio tem sofrido atrasos devido à falta de chuvas, mas ainda não se pode falar em perdas, pois os produtores conseguem avançar rapidamente assim que o clima melhorar”, escreveu a analista de inteligência de mercado Ana Luiza Lodi, da StoneX.

Já a previsão de exportação em 2020 foi elevada para 1 milhão de toneladas frente a agosto, para 82 milhões de toneladas, e a consultoria destacou o estoque de passagem “reduzido” para o novo ciclo, de apenas 520 mil toneladas.

A situação “preocupa ainda mais diante desse início de plantio atrasado, com a soja da safra nova demorando mais para entrar no mercado no próximo ano”, disse o relatório da empresa de análises.

A StoneX também lembrou que o mercado doméstico enfrenta momento de forte restrição de oferta, com cotações mais altas.

Sobre a primeira safra de milho 2020/21, a StoneX mostrou pequenas revisões da área e do rendimento em Santa Catarina. Com isso, a área total ficou em 4,18 milhões de hectares e a produção em 27,88 milhões de toneladas.

A analista também citou a janela climática para o plantio da segunda safra de milho, que é plantada após a colheita da soja e registra o maior volume do cereal colhido.

“Caso os atrasos (da soja) se intensifiquem”, isso também preocupa, disse Lodi.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS