Conecte-se conosco

Finanças

Saiba porque sua dívida pode sumir do Serasa sem ao menos ser quitada

Hoje em dia, a maioria das pessoas já ouviu falar da dívida que caduca. Porém, poucos realmente sabem sobre o que se trata. Confira!

Publicado

em

Saiba porque sua dívida pode sumir do Serasa sem ao menos ser quitada

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas já ouviu falar da dívida que caduca. Porém, mesmo que seja um assunto bastante comentado, poucos realmente sabem sobre o que se trata.

Leia mais: Motoristas poderão negociar dívidas do IPVA

Em momentos de dificuldades financeiras acabamos contraindo dívidas, ou seja, quando não conseguimos pagar as contas em dia, depois de um certo tempo nós consumidores corremos o risco de termos nosso nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, por exemplo, Serasa.

Contudo, depois de um certo tempo com o nome na lista, ele some, o que gera a seguinte dúvida nas pessoas: “por que minha dívida sumiu do Serasa?” E a resposta é bastante simples, a dívida “caducou”, o que significa que ela desapareceu dos registros. Isso acontece nas dívidas que estão em aberto há mais de 5 (cinco) anos, ou seja, depois desse período elas passam a não ser mais visíveis nos órgãos de proteção ao crédito, como o caso do Serasa.

Sendo assim, a dívida passa a ser “invisível” para as credoras, mas as mesmas não deixam de ter acesso a esse tipo de informação e poderão cobrar por essas pendências. Isso quer dizer que após o período de 5 (cinco) anos, mesmo que ela não esteja visível, você ainda deverá quitar a dívida.

Dívida não paga após 5 anos, pode ser cobrada judicialmente?

Do contrário que a maioria das pessoas pensam, uma dívida não pode ser cobrada judicialmente após 5 (cinco) anos. De acordo com o Artigo 205 do Código de Defesa do Consumidor, as dívidas com prazo de 5 (cinco) anos, passam a inexistir após o período, mas lembrando que isso não significa que o devedor não precise quitar a dívida.

Por outro lado, se houver cobranças antes de passar o prazo, os 5 (cinco) anos não valem mais e passam a contar os trâmites do processo judicial.

É importante lembrar que o Código de Defesa do Consumidor deve ser sempre respeitado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS