Conecte-se conosco

Economia

Saque emergencial do FGTS tem chances de ser autorizado em 2021?

Medida adotada pelo governo federal no ano passado libera o saque de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Publicado

em

Saque FGTS

Criado no ano passado para reduzir os prejuízos da pandemia de Covid-19 na vida dos trabalhadores, o saque emergencial Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma medida muito esperada em 2021. Desde o começo deste ano, cresce a expectativa de que as retiradas sejam repetidas.

A medida possibilitou o saque de até um salário mínimo (R$ 1.100) para quem tinha saldo nas contas do fundo. Mas será que a ação emergencial ainda tem chances de sair neste ano?

Veja também: Desistir do saque-aniversário do FGTS garante o saldo total em 2 anos?

Saque do FGTS e auxílio emergencial

Uma nova rodada de saques do FGTS foi analisada pela equipe econômica, mas possivelmente ela não sairá do papel. Isso porque o governo cedeu à pressão para prorrogar os pagamentos do auxílio emergencial, apostando suas fichas em outros programas.

Em junho, o Ministério da Economia confirmou por meio de uma nota que não pretende autorizar novos saques emergenciais do FGTS. O motivo é o sucesso de medidas de apoio como a antecipação do 13º salário, o BEm (Benefício Emprego e Renda) e o auxílio emergencial.

Dificuldades

O fundo precisa de um tempo para superar as dificuldades causadas pelo aumento no desemprego e do número de profissionais autônomos, a chamada ‘pejotização’. Ambos os fenômenos causaram queda nas contribuições, que combinada com o aumento dos saques reduziu o saldo acumulado.

De acordo com o Conselho Curador do FGTS, agora é a hora de estabilizar o fundo, o que impede a aprovação de qualquer medida para autorização de novos saques.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS