Conecte-se conosco

Economia

Seis cidades brasileiras estão entre as mais atrativas do mundo para investimentos

São Paulo (foto), Rio, BH, Porto Alegre, Salvador e Recife são destaque no ranking global da consultoria Kearney

Publicado

em

Crédito: Cleber Barbosa

De 156 destinos no mundo, o ranking global da consultoria internacional Kearney destacou seis capitais brasileiras com maior potencial para investimentos, negócios e projetos, a despeito da pandemia. São elas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

SP lidera – Entre as seis capitais brasileiras, São Paulo é a que está melhor posicionada, na 40ª posição no estudo, tendo avançado duas posições, em relação ao ano passado. O destaque paulistano decorre de sua principal característica, de ser o local que concentra uma ampla diversidade de negócios.

Rio é vice – Bem atrás, defendendo a posição número 76 – na segunda melhor colocação do país – vem a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, aí já mais relacionado ao turismo de negócios e lazer, por sua arrebatadora natureza.

Bronze para BH – Na 104ª posição figura Belo Horizonte, após galgar nove posições (de 113.ª a 104.ª), seguida de perto por Porto Alegre, na 108.ª posição, à frente de Salvador (124ª) e Recife (125ª).

Cinco temas – Baseado em 29 métricas, o levantamento é dividido em cinco temas, que recebem diferentes pesos. Enquanto ‘volume de negócios’ e ‘capital humano’ têm o mesmo peso (30%), assim como troca de informações e experiência cultural (15%), o engajamento político vem por último (15%).

Centros globais – Além dos citados, outros parâmetros são considerados no estudo, como aqueles que avaliam as cidades com maior potencial para a implantação futura de ‘centros globais de negócios”.

Brasil eterno – Sempre será um destino atrativo para investimentos, sentencia o sócio e consultor da Kearney, Sachin Meht, embora admita que o atual momento requer ‘cautela’, por conta da pandemia e pela crise política.

Três anos de incertezas – “O governo atual previa um mundo de promessas, mas o que vivemos foram três anos de incertezas. A pandemia só amplificou esses efeitos”, dispara o executivo, ao acrescentar que “a forma como a economia está sendo dirigida também gera incertezas, fazendo com que muito investidor pare para pensar, pois ninguém quer rasgar dinheiro”.

Megaresiliência – Exemplo de resiliência diante dos desafios da pandemia podem ser encontrados, de acordo com o levantamento, nas metrópoles mundiais (Nova York, Londres, Paris e Tóquio), que mantiveram as quatro primeiras posições no índice, como em 2020.

Pequim cai – Classificada entre as cinco primeiras, Los Angeles acabou ficando na posição de Pequim, que se ressentiu mais do impacto da crise sanitária da qual é o epicentro, como também pelas sequelas econômicas por ela produzidas.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS